7º Congresso de Formação Docente: Centro FAG se prepara para volta às aulas com olhar inovador sobre a educação

De 29 de janeiro a 08 de fevereiro, professores participaram de palestras, painéis, oficinas, reuniões, laboratórios e atividades de formação complementar

09/02/2024


O Centro FAG realizou, de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, o 7º Congresso de Formação Docente, para os professores do Centro Universitário FAG, FAG Toledo, Faculdade Dom Bosco e Colégio FAG. 

Durante as duas semanas, os professores participaram de palestras, painéis, oficinas, reuniões, laboratórios e eventos de formação complementares. 

A abertura do congresso ocorreu com a palestra “A magia de encantar os estudantes, inspirada na Metodologia Disney”, do Professor Alexandre Espindola. No evento, além dos docentes, estiveram presentes líderes e gestores do São Lucas Hospital Center, Eucard, Eucatur, Asgel, Grupo Catve e GTV.

Alexandre Espindola é um dos maiores especialistas do modelo de gestão da Disney no Brasil. Com 22 anos de experiência em Gestão Empresarial, é autor do livro “Felicidade do Cliente - Uma viagem pelo mundo Disney”. É Bacharel em Administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O palestrante abordou a necessidade de os docentes saberem encantar os alunos, especialmente aqueles que estão ingressando na universidade, lembrando que, hoje, os professores competem com os celulares nesse encantamento.

O segundo dia do evento trouxe painéis com mesas redondas. O primeiro painel, Empreendedorismo e Inovação, contou com a participação da coordenadora do NAAE, Patricia Radaelli; da coordenadora do StartFAG, Maria Paola; da coordenadora do curso de Agronomia, Ana Paula Mourão; do coordenador do curso de Medicina Veterinária; Adriano Ramos Cardoso; e dos professores Elaine de Oliveira Zanini e Maycon Hoffmann Cheffer. 

Mediado pela jornalista Antoniella Orlandi, o painel abordou as inovações do CentroFAG no ensino dos acadêmicos, passando por eventos como o Summit e o City Farm e gerando a reflexão sobre formas de tornar o ensino ainda mais inovador. 

“É importante termos esses momentos de discussão, porque o compartilhamento de olhares e experiências permite que a inovação seja integrada e que todos sejam parte dela”, avalia a pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira. “A formação docente é primordial para que nossa Instituição continue crescendo e atendendo às necessidades dos nossos alunos, com responsabilidade, qualidade e criatividade”. 

O segundo painel da noite, Internacionalização, foi ministrado pelo coordenador do NRI (Núcleo de Relações Internacionais), Lucas Paulo de Oliveira, que mostrou aos docentes as diversas oportunidades de intercâmbio e estudo. 

No dia 31 de janeiro, os docentes participaram de oficinas de formação. Ao todo, foram ministradas seis oficinas: Compreensão e elaboração de questões estilo Enade; Trilha do engajamento discente: como construir aulas criativas; Educação empreendedora para docentes; Uso de IA no Ensino Superior:  você está dentro ou fora?; Desenvolvendo líderes e talentos no Ensino Superior através das abordagens lúdico-pedagógicas e dos jogos cooperativos; e Lidando com situações de estresse, ansiedade e depressão na sala de aula. 

Após as reuniões dos colegiados, que ocorreram no dia 01 de fevereiro, os novos docentes foram acolhidos no Laboratório Pedagógico. Na ocasião, os responsáveis pelos setores, em conjunto com o NAD, receberam os novos colaboradores e apresentaram a Instituição e os setores, dando as boas-vindas para cada um.

Por fim, nesta semana os docentes participaram de eventos de formação complementar. Na terça-feira, os professores dos 1ºs períodos participaram da oficina “Potencializando o acolhimento e elevando a percepção de valor dos alunos ingressantes”. Na quarta-feira, os docentes dos cursos que adotaram Matrizes Inovadoras participaram do encontro com docentes dos currículos inovadores. 

Para encerrar o Congresso, no dia 08 de fevereiro, os docentes realizaram uma formação virtual sobre o uso do Google Meet e do Classroom no Ensino Superior. 

Após essas duas semanas intensas de troca de conhecimentos, os docentes estão prontos para a volta às aulas, que acontece no dia 19 de fevereiro. 


1709337383.jpg
Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
01
Março
2024 Cascavel
1709321081.jpg
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
01
Março
2024 Cascavel
1709252977.jpg
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
01
Março
2024 Cascavel
1709249428.jpeg
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709242788.jpeg
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709074231.jpeg
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709069778.jpeg
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709067629.jpeg
Acadêmicos de Fisioterapia participam de estágio supervisionado na Sports School do Colégio FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1709057840.jpeg
Livros de Medicina e Psicopedagogia são doados à Biblioteca da FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1708987927.jpeg
ADM, Contábeis e Agronegócio tem nova coordenadora na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708986953.jpeg
Curso básico de Libras está com inscrições abertas na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708970445.JPG
Calouras de Arquitetura contemplam estrutura do Centro FAG em dinâmica de recepção
26
Fevereiro
2024 Cascavel