7º Congresso de Formação Docente: Centro FAG se prepara para volta às aulas com olhar inovador sobre a educação
De 29 de janeiro a 08 de fevereiro, professores participaram de palestras, painéis, oficinas, reuniões, laboratórios e atividades de formação complementar
O Centro FAG realizou, de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, o 7º Congresso de Formação Docente, para os professores do Centro Universitário FAG, FAG Toledo, Faculdade Dom Bosco e Colégio FAG.
Durante as duas semanas, os professores participaram de palestras, painéis, oficinas, reuniões, laboratórios e eventos de formação complementares.
A abertura do congresso ocorreu com a palestra “A magia de encantar os estudantes, inspirada na Metodologia Disney”, do Professor Alexandre Espindola. No evento, além dos docentes, estiveram presentes líderes e gestores do São Lucas Hospital Center, Eucard, Eucatur, Asgel, Grupo Catve e GTV.
Alexandre Espindola é um dos maiores especialistas do modelo de gestão da Disney no Brasil. Com 22 anos de experiência em Gestão Empresarial, é autor do livro “Felicidade do Cliente - Uma viagem pelo mundo Disney”. É Bacharel em Administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O palestrante abordou a necessidade de os docentes saberem encantar os alunos, especialmente aqueles que estão ingressando na universidade, lembrando que, hoje, os professores competem com os celulares nesse encantamento.
O segundo dia do evento trouxe painéis com mesas redondas. O primeiro painel, Empreendedorismo e Inovação, contou com a participação da coordenadora do NAAE, Patricia Radaelli; da coordenadora do StartFAG, Maria Paola; da coordenadora do curso de Agronomia, Ana Paula Mourão; do coordenador do curso de Medicina Veterinária; Adriano Ramos Cardoso; e dos professores Elaine de Oliveira Zanini e Maycon Hoffmann Cheffer.
Mediado pela jornalista Antoniella Orlandi, o painel abordou as inovações do CentroFAG no ensino dos acadêmicos, passando por eventos como o Summit e o City Farm e gerando a reflexão sobre formas de tornar o ensino ainda mais inovador.
“É importante termos esses momentos de discussão, porque o compartilhamento de olhares e experiências permite que a inovação seja integrada e que todos sejam parte dela”, avalia a pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira. “A formação docente é primordial para que nossa Instituição continue crescendo e atendendo às necessidades dos nossos alunos, com responsabilidade, qualidade e criatividade”.
O segundo painel da noite, Internacionalização, foi ministrado pelo coordenador do NRI (Núcleo de Relações Internacionais), Lucas Paulo de Oliveira, que mostrou aos docentes as diversas oportunidades de intercâmbio e estudo.
No dia 31 de janeiro, os docentes participaram de oficinas de formação. Ao todo, foram ministradas seis oficinas: Compreensão e elaboração de questões estilo Enade; Trilha do engajamento discente: como construir aulas criativas; Educação empreendedora para docentes; Uso de IA no Ensino Superior: você está dentro ou fora?; Desenvolvendo líderes e talentos no Ensino Superior através das abordagens lúdico-pedagógicas e dos jogos cooperativos; e Lidando com situações de estresse, ansiedade e depressão na sala de aula.
Após as reuniões dos colegiados, que ocorreram no dia 01 de fevereiro, os novos docentes foram acolhidos no Laboratório Pedagógico. Na ocasião, os responsáveis pelos setores, em conjunto com o NAD, receberam os novos colaboradores e apresentaram a Instituição e os setores, dando as boas-vindas para cada um.
Por fim, nesta semana os docentes participaram de eventos de formação complementar. Na terça-feira, os professores dos 1ºs períodos participaram da oficina “Potencializando o acolhimento e elevando a percepção de valor dos alunos ingressantes”. Na quarta-feira, os docentes dos cursos que adotaram Matrizes Inovadoras participaram do encontro com docentes dos currículos inovadores.
Para encerrar o Congresso, no dia 08 de fevereiro, os docentes realizaram uma formação virtual sobre o uso do Google Meet e do Classroom no Ensino Superior.
Após essas duas semanas intensas de troca de conhecimentos, os docentes estão prontos para a volta às aulas, que acontece no dia 19 de fevereiro.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel