O Centro Universitário FAG, por meio dos colegiados de Ciências Biológicas, Educação Física, Fonoaudiologia, História, Letras (Espanhol), Letras (Português), Pedagogia e Psicologia promove o 5º Congresso Internacional de Educação – A humanização nos espaços de aprendizagem que tem como objetivo apresentar e discutir temáticas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem em um ambiente onde o “ser e fazer humanos” é o referencial para a efetividade do processo.
Os Anais desse evento, em forma de revista eletrônica, são publicações anuais as quais tem como objetivo divulgar os trabalhos produzidos e apresentados pelos acadêmicos do Centro Universitário Assis Gurgacz bem como por profissionais de áreas afins de Cascavel/PR e região. A socialização do conhecimento por meio de recursos de publicação, representa uma das formas expandir o conhecimento teórico, prático e científico desenvolvidos na instituição.
Formar Educadores preparados para os desafios contemporâneos da Educação é a nossa meta. O cenário atual nos chama para um olhar introspectivo, para além da necessária postura frente aos desafios sociais, econômicos e culturais. Se, por um lado, a inovação científica nos mostra as infinitas possibilidades de evolução técnica, por outro, é preciso olhar com lentes de aumento para as relações interpessoais que urgentemente precisam ser acolhidas sob pena de considerarmos que os progressos tecnológicos, promoverão a empatia, interesse e disposição, condições indiscutíveis em todo processo de aprendizagem. Nesse cenário, de forma muito intensa, está o professor, diuturnamente envolvido e comprometido com questões que permeiam a educação, quais sejam as sociais, culturais, familiares. Extensivo ao âmbito coletivo, também está atento às questões individuais onde a pluralidade cultural e de gênero, as necessidades educativas especiais e o ritmo de cada indivíduo na construção de seu conhecimento, precisam ser pautas de análise, para além do respeito enquanto manifestações humanas.
Mario Sérgio Cortella pontua que é no continuum das vivências que o indivíduo constrói e compartilha sua história: “Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo”. Nesse sentido, pretende-se com esse Congresso que o conhecimento compartilhado nesse espaço de saberes diversos, possa fomentar ações de entrosamento interpessoal associadas às práticas técnico-científicas, binômio desafiador, mas indiscutivelmente eficaz: o discurso somente será efetivo quando, e se, ultrapassar o conceito que o define.
A Comissão Organizadora do 5º Congresso Internacional de Educação tendo como temática “a humanização nos espaços de aprendizagem” está imbuída desse propósito e convida a todos a olhar para os fazeres técnicos e pedagógicos que nos representam.
SAC/Ouvidoria
Fale com o Diretor
Smart Park
CEFAG
CEPS
Folha de Pagamento