PP da Fasul associa Arte e Comunicação

13/04/2005


Os acadêmicos do 7º período do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, PP, Faculdade Sul Brasil, Fasul, promoveram na noite de terça-feira, 12, a abertura do projeto “Interferências Artísticas”. Segundo a professora da disciplina de Estética de Comunicação e idealizadora do projeto, Marinalva Matsuo, o objetivo do trabalho é proporcionar aos acadêmicos uma educação estética do ambiente, para pensar e refletir sobre o assunto. “Um outro objetivo é perceber qual será a reação dos alunos ao se depararem com algo diferente no local”, justifica a professora. Os alunos de Publicidade convidaram seus colegas de Comunicação Social para visitar os locais que tinham alguma interferência no ambiente. Ela exemplifica que em alguns banheiros do bloco B, foi colocado algum tipo de material diferente do que eles sempre estão acostumados.

INTERAÇÃO
Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Luciana Abbade, esse projeto trabalha com características artísticas no contexto das rotinas dos estudantes. “O objetivo é perceber os reflexos das pessoas que passaram pelas apresentações. Se os visitantes interferiram na obra ou não, se vão tocar ou somente olhar”, relata Luciana.
Os alunos de Publicidade e Propaganda que produziram esse trabalho estarão fazendo entrevistas com os visitantes, para perceberem qual foi a sensação de se deparar com materiais diferentes ou que estão em lugares inapropriados. “Depois dessas entrevistas, os estudantes estarão formulando a conclusão que será apresentada em gráfico”, explica Marinalva.

ARTE PARA TODOS
O acadêmico do 7º período de Publicidade e Propaganda Tiago Sartori diz que a finalidade deste trabalho é colocar a arte em lugares estratégicos para que haja a intervenção artística, onde aparentemente não haveria possibilidade de ser colocado. “Procuramos mostrar que a obra de arte não é só acadêmica. É parte da pessoa comum e pode estar em qualquer lugar”, salienta Sartori. Para a aluna do 1º período de Jornalismo, Gislaine Alves Torres, o trabalho que mais chamou a sua atenção foi o do velório, porque o visual chama a atenção e faz pensar. “Não basta apenas ter um bom texto, é necessário colocar e mostrar em formas e cores. É importante promover a cultura e isso tem que começar por aqui, no espaço acadêmico”, conclui Gislaine.

Exposição de velório foi a intervenção artística que mais chamou a atenção dos acadêmicos na noite de terça-feira.


Para entrevistas:
Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda
Luciana Abbade
(45) 278-2002 – Ramal 231

Professora Marinalva Matsuo
(45) 278-2002
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel