Agência de Comunicação da Fasul prepara acadêmicos para o mercado
A Agência Experimental de Comunicação Integrada, que envolve acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Faculdade Sul Brasil, Fasul, entra no seu segundo mês de atuação neste semestre, com diversas atividades. O objetivo é oferecer aos alunos de Comunicação Social a oportunidade de colocar em prática o aprendizado da sala de aula. Os dez alunos de Jornalismo que participam da Agência desenvolvem trabalhos de produção de textos para imprensa, cobertura de eventos da Instituição, alimentam o Portal da Fasul com notícias, elaboram informativos internos, institucionais para associações e entidades de classe sem fins lucrativos, e são os responsáveis pela produção do jornal institucional Fasul em Fatos. “Os alunos participam desde a escolha das pautas, passando pelo planejamento, edição, diagramação, quando necessário, até a publicação do material”, explica o coordenador do Departamento de Jornalismo da Agência Experimental de Comunicação Integrada, professor Marcos Elieser. Os trabalhos realizados pelos acadêmicos das duas áreas de Comunicação Social são integrados, com participação efetiva de ambos.
TEORIA E PRÁTICA
Segundo o coordenador do Departamento de Jornalismo da Agência, a experiência que os alunos adquirem é decisiva para a inserção do futuro profissional no mercado de trabalho. “O acadêmico tem a oportunidade, na agência, de aliar a prática do cotidiano profissional à teoria acadêmica, mas sem estar sendo explorado por algum veículo de comunicação como mão-de-obra barata, porque na Instituição eles desenvolvem o trabalho com o acompanhamento de um professor, que também é jornalista e aponta os erros e acertos, ou seja, preparando o estudante para o mercado e não explorando sua força de trabalho”, argumenta Marcos Elieser.
PUBLICIDADE
Segundo a professora Sarita Mello Bruder Mendes Bonomo, responsável pela área de atendimento e planejamento de Publicidade e Propaganda na Agência Experimental de Comunicação Integrada, o local é o primeiro passo para o aluno conhecer o que é uma agência de propaganda. “Os futuros publicitários colocam em prática e aprimoram seus conhecimentos”, afirma. Em relação aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de publicidade, a professora acrescenta que há alguns critérios para a prestação de serviços realizados na agência. “Neste momento estamos divulgando a Semana Acadêmica da Faculdade e trabalhando internamente. Posteriormente estaremos atendendo à comunidade e outras instituições que solicitarem o serviço gratuito da agência. Mas para que isso aconteça a entidade não deve ter fins lucrativos”, explica. A área de Publicidade e Propaganda conta com mais dois professores, que atuam em setores distintos: a criação, sob responsabilidade do docente Tiago Santana, e design, com a professora Elisa Rosa.
Para entrevistas:
Coordenadora do Curso de Jornalismo
Dulce Alves Nakamura
(45) 3278-2002 – Ramal 216
Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda
Luciana Abbade
(45) 3278-2002 – Ramal 231
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel