Acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Fasul debatem sobre música
Os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Fasul participaram de uma atividade diferente na noite desta quarta-feira, 25. O professor Almir Weinfortner, juntamente com a coordenação do curso, organizou um debate a respeito da contribuição da música para o desenvolvimento da sensibilidade estética. Participaram do debate o bacharel em música, Daniel Selicani, o professor de guitarra, Alex Marques, o músico Rafael Meneghini, e o professor de música e violino, Ricardo Molter.
De acordo com Almir, o objetivo do evento é ressaltar a importância do desenvolvimento da sensibilidade estética. “Queremos mostrar a relação entre arte e vida a partir da música e como esta pode contribuir”, comenta.
Um dos principais assuntos foi a contraposição entre música erudita e música popular e sua aplicação dentro da publicidade. Selicani fez uma diferenciação entre música erudita e clássica, às vezes confundidas pelas pessoas. “O clássico é um estilo que marcou um determinado período, dentro da música erudita”, explica. Para ele, o popular é mais apreciado por se apresentar de forma mais divertida, sendo apreciado de forma mais leve.
Molter enfatizou que ainda hoje existe um conservadorismo entre música e sociedade. “A música erudita ainda tende a ser ouvida pelas classes com um poder aquisito maior, enquanto a popular tem sua audiência nas classes com renda mais baixa”, diz. O professor ainda comentou que é utilizado na publicidade músicas mais comerciais, com uma letra de fácil apreensão, sendo que a música erudita quase não é usada. “Isso pode ser explicado pelo grau de complexidade da música erudita, que precisa que a pessoa preste atenção para conseguir apreciá-la”, analisa. A opinião gerou discussão entre os presentes. Almir destacou que a apresentação da música erudita aos acadêmicos tinha a intenção de fazê-los apreender um pouco mais sobre a mesma. “Queremos que eles conheçam essa arte de qualidade para quem sabe, no futuro, quando profissionais, produzirem peças publicitárias de qualidade, pautados nessa arte. O publicitário pode contribuir no aprimoramento da cultura da sociedade”, conclui.
Para Entrevista:
Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda
Fones: (45) 3278-2002
Ramal 326
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