Acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Fasul debatem sobre música

26/04/2007


Os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Fasul participaram de uma atividade diferente na noite desta quarta-feira, 25. O professor Almir Weinfortner, juntamente com a coordenação do curso, organizou um debate a respeito da contribuição da música para o desenvolvimento da sensibilidade estética. Participaram do debate o bacharel em música, Daniel Selicani, o professor de guitarra, Alex Marques, o músico Rafael Meneghini, e o professor de música e violino, Ricardo Molter.
De acordo com Almir, o objetivo do evento é ressaltar a importância do desenvolvimento da sensibilidade estética. “Queremos mostrar a relação entre arte e vida a partir da música e como esta pode contribuir”, comenta.
Um dos principais assuntos foi a contraposição entre música erudita e música popular e sua aplicação dentro da publicidade. Selicani fez uma diferenciação entre música erudita e clássica, às vezes confundidas pelas pessoas. “O clássico é um estilo que marcou um determinado período, dentro da música erudita”, explica. Para ele, o popular é mais apreciado por se apresentar de forma mais divertida, sendo apreciado de forma mais leve.
Molter enfatizou que ainda hoje existe um conservadorismo entre música e sociedade. “A música erudita ainda tende a ser ouvida pelas classes com um poder aquisito maior, enquanto a popular tem sua audiência nas classes com renda mais baixa”, diz. O professor ainda comentou que é utilizado na publicidade músicas mais comerciais, com uma letra de fácil apreensão, sendo que a música erudita quase não é usada. “Isso pode ser explicado pelo grau de complexidade da música erudita, que precisa que a pessoa preste atenção para conseguir apreciá-la”, analisa. A opinião gerou discussão entre os presentes. Almir destacou que a apresentação da música erudita aos acadêmicos tinha a intenção de fazê-los apreender um pouco mais sobre a mesma. “Queremos que eles conheçam essa arte de qualidade para quem sabe, no futuro, quando profissionais, produzirem peças publicitárias de qualidade, pautados nessa arte. O publicitário pode contribuir no aprimoramento da cultura da sociedade”, conclui.


Para Entrevista:
Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda
Fones: (45) 3278-2002
Ramal 326
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel