Palestra aborda o Desenvolvimento Humano nas Empresas

14/05/2008


Doutor apresenta o IDHO como indicador para avaliar as organizações

     Na noite de terça-feira, 13, a Fasul promoveu a palestra IDHO – Novas Dimensões da Cultura Corporativa com o Dr. Alexandre Garret. O evento, que faz parte da Semana Acadêmica dos Cursos de Administração, Turismo e Gestão de Recursos Humanos, Financeira, Logística, Comercial e de Cooperativas, contou com mais de 700 pessoas, entre acadêmicos e comunidade interessada.
     A palestra teve como tema a pesquisa realizada por Alexandre Garret e publicada, este ano, no livro intitulado: “Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional – IDHO – Novas Dimensões da Cultura Corporativa”, lançado pela Editora Cultura. No estudo, Alexandre Garret elaborou o indicador a partir do já conhecido IDH (Indicador de Desenvolvimento Humano), contudo, aplicado a realidade das organizações. Assim, foram determinados quatro pilares dentro do que o doutor chama de “Cidadania Corporativa”, ou seja, a responsabilidade social, a responsabilidade ambiental, a ética e relacionamento com stackholders e o envolvimento dos colaboradores.
     Como explica Garret, o processo para o surgimento do IDHO foi cuidadoso. “Primeiro selecionamos as mil maiores e melhores empresas para se trabalhar. Então, enviamos um questionário a elas a respeito dos programas que existem nas empresas dentro dos quatro pilares. A partir daí elaboramos o indicador.” Dentro dos questionários buscou-se analisar características como: clima organizacional, práticas corporativas, modelo de governança, transparência, sustentabilidade, código de ética, balanço social, programas de inclusão de jovens, afro-descendentes e deficientes, entre outros itens.
     Para o acadêmico Tiago Kissler, a palestra foi extremamente válida. “Os assuntos abordados são muito importantes em todas as áreas da gestão. Conseguimos adquirir um aprendizado bom através da experiência que o palestrante nos passou. Foi um conhecimento não só para nós enquanto estudante, mas para utilizarmos nas empresa que trabalhamos”, observa.
     Alexandre Garret é Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris, pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Marketing. Garret ainda é Jornalista especializado, em Economia, com passagens pelos jornais: Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente, é editor e publisher da revista Gestão & RH e cursa o 3º ano de Psicologia.

Responsabilidade Ambiental

     Um dos temas bastante abordados por Alexandre Garret foi a responsabilidade ambiental. Para o doutor, as organizações têm o dever de criar, apoiar e executar programas que contribuam com o meio ambiente. “As empresas também são responsáveis pelo mundo que temos, são elas que retiram as riquezas naturais do planeta. É obrigação delas procura devolver de alguma forma”, observa. Contudo, há organizações que jamais conseguiram retribuir na mesma dimensão do que causaram ao planeta. “A Petrobrás, assim como a Vale do Rio Doce, por mais que tenham bons programas sociais, nunca devolveram o mal que causam ao mundo, porém, infelizmente, a sociedade precisa delas.” Questionado sobre a questão do bicombustível o doutor analisa: “não adiante plantar cana-de-açucar no país inteiro e dizer que está tudo bem. Tudo tem que ser muito bem dosado e repensado. É uma sociedade nova que tem que ser construída. Eu, por exemplo, tenho um carro flex, só uso álcool. É muito pior, mas por consciência eu opto em deixar a gasolina de lado. É uma posição minha enquanto consumidor se preocupar com o planeta.”

Cidadão Comprometido

     Alexandre Garret enfatizou na palestra o papel do cidadão como atuante nas mudanças da sociedade, contribuindo para que as empresas busquem soluções que diminuam o impacto que causam a natureza. “Temos o direito de dizer não, de negar produtos de empresas que não invistam na sociedade com ações sociais, ambientais entre outras. Temos que consumir produtos daquelas que são bons exemplos. Se a Coca-Cola vicia, tome um chá da Amazônia”, alfineta. Ele lembra que esse discurso implica uma mudança de atitude do cidadão, o que é algo difícil quando considerado a amplitude das propagandas contrárias a isso. “Estamos concorrendo com o marketing exposto na mídia, com o status da novela. É como o cigarro, a Souza Cruz deve deixar de existir? Não, nós é que temos que fazer escolhas. Eu por exemplo, não daria um prêmio de responsabilidade social a ela, e isso já aconteceu. Que programa que a Souza Cruz pode fazer para diminuir o impacto do produto dela? Não há, o produto faz mal, não deveria existir.”

Semana Acadêmica

     Sendo a maior turma de estudantes na faculdade, praticamente todos os administradores marcaram presença na Semana Acadêmica. Este ano, juntos com os turismólogos, somam, segundo a coordenadora dos cursos de administração, Gisela Adriana Siqueira de Quadros, aproximadamente 780 alunos e desses 700 freqüentaram as atividades. “A expectativa que tínhamos para esta Semana Acadêmica foi superada. Os estudantes participaram com bastante interesse. Isso é muito bom para eles e para nós, pois percebemos que o trabalho valeu a pena.”
     Como a turma de estudantes é grande, as palestras aconteceram no Teatro Municipal.Na entrada foram recolhidos um quilo de alimento não perecível. Segundo a coordenadora, essa ação foi uma parceria com a Prefeitura pela utilização do Teatro Municipal. “Para que pudéssemos ter o Teatro sem acarretar em custo para os alunos, nos comprometemos a arrecadar os alimentos que serão repassados a prefeitura que é responsável por distribuir para as entidades sociais”.
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel