Ciências Contábeis apresenta Projeto Integrador
No último dia 30 de maio, os acadêmicos do 1º e 3º períodos do curso de Ciências Contábeis da Fasul, apresentaram os resultados dos estudos desenvolvidos no Projeto Integrador. As atividades foram desenvolvidas com base em dois temas atuais e que estão intimamente ligados a profissão contábil:
- Simples Nacional: Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Entrou em vigor em 2007 e está intimamente relacionado a formação do profissional contábil pois os empresários buscam no contador as orientações para o adequado enquadramento fiscal.
- Lei 11.638/07 que alterou e revogou dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. A lei trouxe alterações significativas principalmente nas demonstrações contábeis, alterando nomenclaturas e classificações de contas. Por isso, é fundamental que os alunos dominem amplamente estas novas informações.
Desenvolvimento
O projeto foi desenvolvido em torno dos temas a partir dos quais os acadêmicos desenvolveram pesquisas e identificaram qual a relação com todas as disciplinas que compõem o quadro curricular. “ Com isso os estudantes puderam perceber a importância e pertinência de cada disciplina, em relação aos temas centrais e a sua relevância na formação do profissional contábil”, conta o coordenador do curso Martin Airton Wissmann.
Após o desenvolvimento dos estudos, coube a cada grupo, elaborar uma apresentação do conteúdo pesquisado mostrando a relação com uma das disciplinas do curso. O coordenador explica que com isso, todas as disciplinas foram contempladas, sendo, os resultados, disseminados para todos os acadêmicos do curso e demais interessados.
“Este foi um momento muito importante para o curso, pois estamos buscamos formas de deixar os acadêmicos atualizados sobre as alterações pertinentes a profissão contábil. Todas as faculdades que ofertam Ciências Contábeis passam por dificuldade na implementação dos conteúdos, pois, principalmente com o advento da Lei 11.638, criou-se uma lacuna até que novas bibliografias sejam publicadas e subsidiem o trabalho docente, nós, diferente da maioria das faculdades, já estamos desenvolvendo o processo educativo com base nas informações obtidas da legislação e pareceres contábeis”, finaliza Martin Airton Wissmann.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel