Pedagogia realiza projeto sobre Educação Ambiental
Os acadêmicos do 5° e 7° períodos do curso de Pedagogia realizam este semestre o projeto interdisciplinar intitulado: A Educação ambiental como a relação inter e intra pessoal do homem com o meio ambiente: um estudo do aterro sanitário de Toledo.
O projeto observa formas, métodos, estruturas e validade do conhecimento bem como os avanços científicos e suas limitações sobre a Educação ambiental, o qual tem como objetivo a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, com a finalidade de ajudar à preservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
Conforme uma das professoras envolvidas no trabalho, Viviane Simioni, a situação do aterro sanitário obriga a refletir sobre a necessidade de impulsionar a Educação Ambiental. “Neglicenciar sua importância pode acarretar consequências que vão atingir a todos, sem distinção. Este é um dos primeiros trabalhos de uma série de contínuos estudos que nosso grupo pretende realizar sobre a Educação Ambiental que representa um processo pedagógico participativo permanente de responsabilidade com a natureza”, ressalta Viviane.
Atividades
A professora conta que o trabalho está divido em três partes. “A primeira parte consistiu em uma palestra com a professora Luciana Rech, sobre os novos paradigmas bioéticos da ciência. Na segunda parte, os estudantes seguiram com pesquisas sobre: Aterro sanitário definição, critérios, estrutura da coleta e destino do lixo; Políticas do destino do lixo: caso do município de Toledo (aspectos históricos, sociais legislação - Plano diretor da cidade); Tipos de lixo e o destino relacionado ao desenvolvimento sustentável - interação homem e meio ambiente; Tratamento do lixo: chorume - impactos ambientais e possibilidades de tratamento”.
No terceiro momento os alunos se deslocaram para a prática, visitando o aterro, no último dia 6 de junho. A conclusão do trabalho está marcada para o próximo dia 19 de junho, no auditório da Fasul.
Responsáveis
A atividade esta atrelada às disciplinas de Tecnologias Educacionais, com orientação do prof. Edson Cabral; Currículo e Conhecimento II, profa. Dianete Hoffmann; Ciências da Natureza e Metodologia II, profa. Viviane Simioni e Epistemologia da Educação II, profa. Rosa Aguilar.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel