Semana pedagógica da Fasul possibilitou reflexões para excelência do período let

22/07/2010


A semana pedagógica da Faculdade Sul Brasil (Fasul), organizada pela coordenadora pedagógica, Cleonilda Farcas, e que ocorreu entre os dias 12 a 16 de julho, teve como tema “Reflexões sobre o Perfil do Educador Contemporâneo no Ensino Superior”. O evento procurou centralizar-se no egresso da Instituição, ressaltando as vantagens que o acadêmico que estudou na Fasul tem no mercado de trabalho.
No primeiro encontro, o diretor Aziz Rachid Junior, afirmou que com o avanço da tecnologia a atualização é cada vez mais necessária. “Esse é um momento de reflexão, será que o acadêmico da Fasul é diferenciado no mercado de trabalho? Será que os docentes estão cumprindo o papel de lecionar e se atualizar? O nosso trabalho é lapidar os diamantes brutos que buscam a instituição, e o sucesso deles é o nosso sucesso”, complementa.
Ainda nesta primeira noite, foi apresentado aos coordenadores de curso e professores um vídeo com profissionais da área dos cursos oferecidos pela Fasul, falando sobre como é o mercado de trabalho e qual a visão deles sobre os egressos da Instituição.
A coordenadora pedagógica, Cleonilda Farcas, apresentou um comparativo com gráficos dos resultados do Programa de Avaliação Institucional da Fasul (Paif/2010) aos docentes. “É necessária uma longa caminhada para chegar a excelência. Temos que fazer um planejamento, conhecer o plano de ensino e nos renovar”, finaliza.



Segunda noite da semana pedagógica aborta metodologia do docente

Na segunda noite, 13, da semana pedagógica da Fasul,  o tema “Reflexões sobre o Perfil do Educador Contemporâneo do Ensino Superior” continuou a ser abordado pela coordenadora do curso de Pedagogia da Instituição, Norma Viapiana Golfeto. Assuntos como a importância do planejamento, e a metodologia do docente foram abordados pela coordenadora. “Como já é um tema muito comentado, procurei focar em uma maneira diferente de abordar o assunto para torná-lo produtivo aos docentes”, complementa.
A coordenadora pedagógica da Fasul, Cleonilda Farcas, afirma que a participação dos professores durante a semana está sendo muito boa “eles têm dialogado comigo, cooperando com a nossa reflexão. No primeiro encontro houve uma discussão muito bacana sobre como o professor é visto pelo aluno, e qual é o perfil ideal do educador. Neste segundo encontro as reflexões sobre esse perfil continuaram, com a discussão sobre o ‘banquete’ do professor: o que ele tem para oferecer ao acadêmico, a qualidade, a metodologia coerentes nos recursos e avaliações”, finaliza Cleonilda.




Na terceira noite docentes participam de palestra sobre a arte da educação

No terceiro encontro dos docentes na semana pedagógica da Fasul, o pedagogo Nelson Luiz Posseti deu seqüência às atividades programadas, palestrando aos professores da instituição sobre “a arte da educação”, apresentando como os professores colaboram para que o mundo seja melhor. “Quando avaliamos o aluno de forma correta, temos orgulho. A avaliação não se restringe na correção das provas, mas sim no feedback que temos do acadêmico, pois a nota propriamente dita não é parâmetro para se observar o que o aluno realmente aprendeu”, comenta o pedagogo. “Devemos aprender com a experiência de uma avaliação mal feita, para buscar resultados diferentes na próxima avaliação a ser aplicada”, complementa. O professor Nelson Luiz Posseti conduziu de forma bem dinâmica algumas questões sobre os métodos de avaliação “Devemos avaliar o aprender e o aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a curiosidade do aluno. É preciso perceber a aprendizagem nessas múltiplas dimensões, analisar o conjunto de saberes e de fazeres alcançados pelo aluno”, sintetiza o pedagogo.
Conforme a coordenadora pedagógica, Cleonilda Farcas, a palestra de Posseti foi muito boa “ele deu um show, a metodologia dele é muito boa e todos os docentes ficaram interessados no tema abordado”, comenta.
A partir do envolvimento dos professores durante toda a semana a coordenadora pedagógica, Cleonilda Farcas, faz um balanço positivo e ressalta a excelência das distintas atividades. “Esta semana pedagógica proporcionou aos docentes da Fasul uma mudança de comportamentos, fez com que todos que participaram adquirissem novas habilidades e ampliassem ainda mais os seus conhecimentos. Os professores deixaram descritos em suas avaliação que esse momento de reflexão vivenciado por eles foi muito agradável e altamente significativo e que oportunidades iguais a essas devem acontecer com mais freqüência. Toda a instituição de ensino requer, hoje, um professor competente, criativo, reflexivo, empreendedor e que tenha consciência profissional”, finaliza.
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel