Repercussões da semana pedagógica da Fasul
A semana pedagógica da Fasul, que ocorreu entre os dias 12 a 16 de julho, ainda está presente em todos os docentes da Instituição que participaram ativamente desse processo de formação. O sucesso desse encontro deve-se ao envolvimento da coordenação pedagógica da Fasul, juntamente com os coordenadores dos cursos da Instituição, os professores e o quadro administrativo. Segue, a seguir, relatório dos encontros desenvolvidos durante toda a semana.
12 de julho - Primeiramente a semana pedagógica foi aberta com uma bela apresentação musical instrumental do grupo de cordas da Ação Social São Vicente de Paulo, todas as noites foram enriquecidas com uma apresentação exclusiva e diferenciada. Em seguida o Sr. Aziz fez a acolhida e explicitou sobre a importância desta semana aos docentes da Fasul. A contextualização sobre a temática da Semana foi abordada pela Profª Cleonilda, que iniciou com um vídeo onde trouxe várias autoridades denotando o seu posicionamento diante do seguinte questionamento: O que você espera dos egressos da Fasul? Quais competências você acredita ser imprescindíveis para contratação desses egressos em sua empresa? Em seguida os professores foram instigados ainda mais com alguns dados do Programa de Avaliação Institucional da Fasul – PAIF, que fomentaram a reflexão dessa primeira noite de capacitação.
13 de julho- Na segunda noite a Professora Norma trabalhou o plano de ensino de forma muito interativa, teorizando e exemplificando cada uma das partes que o compõe. Explicou que a ementa é uma síntese dos conteúdos que serão desenvolvidos, de acordo com o PPC de cada curso. Fez uma diferenciação entre objetivos gerais e específicos, conteúdos programáticos, metodologia e avaliação.
14 de julho - Nesta noite os professores conheceram o Prof. Nelson Luiz Posseti, que trabalhou a temática: “ O professor contemporâneo face a avaliação entre duas lógicas e o desafio da avaliação 360º ”. De forma muito dinâmica, ele falou sobre o ensino superior no limiar de 2010/2011, apresentou os princípios básicos e matrizes de referência para se efetuar uma avaliação plena e significativa. Teve como principal objetivo provocar uma reflexão sobre os pontos-chave da fenomenologia da avaliação e suas implicações no processo de regulação das atividades de ensino-aprendizagem.
15 de julho – O professor Nelson deu continuidade abordando o título: “ O Processo da aprendizagem versus avaliação processual com ênfase em competências e critérios referenciais avaliadores.” Foi possível repensar as atribuições docentes quanto aos saberes e habilidades em avaliar e os saberes práticos para ser e conviver no processo ensino-aprendizagem, numa visão de avaliação com prospectivas para a educação do III milênio. Ele conseguiu contagiar os professores com seus exemplos e práticas de avaliação, que incessantemente denotaram em todas as suas ações, o seu amor e prazer pela arte da docência.
16 de julho - A última noite da semana pedagógica, realmente foi a sistematização de tudo que foi discutido, foi um momento aberto ao diálogo e ao compartilhamento de idéias e opiniões. A professora Norma realizou uma atividade prática de aplicabilidade de todos os conhecimentos obtidos no decorrer dos encontros, onde os professores se reuniram em grupos para analisar alguns planos de ensino de anos anteriores e de diversas áreas e cursos. O trabalho foi muito promissor pois resultou em um debate construtivo onde foram evidenciados os principais elementos que devem compor um plano de ensino ideal.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel