Economista da Unioeste ministra palestra na Fasul sobre implantação do ISO 9000
Com a necessidade do sistema de certificação do ISO 9000 na maioria das empresas, como forma de padronização, o professor da Unioeste, economista e mestre em engenharia da produção, Josemar Raimundo da Silva, ministrou palestra na noite de ontem, 27, no auditório da Fasul, sobre a implantação do ISO.
Acadêmicos de Recursos Humanos, Logística, Administração com ênfase em Gestão Empresarial e professores, lotaram o auditório para conferir a palestra do economista.
Segundo o professor da disciplina de Gestão de Qualidade da Fasul, Lucimar Louzada, a implantação do ISO leva a empresa num sistema de padronização, cuja gestão precisa estar focada na qualidade. “O sistema de certificação ISO 9000 é importante na medida em que a empresa necessita no sentido de se estar atendendo uma exigência de mercado, buscar uma padronização de todos os seus processos. E o foco é na qualidade”, comenta.
Para o economista Josemar Silva, a partir do momento que as empresa buscam o ISO, como um diferencial no mercado, ele se torna um diferencial estratégico. “As empresas devem pensar estrategicamente e o ISO só vem a somar com todos os processos dentro da empresa, assim, alcançando os objetivos da corporação”, declarou.
O professor da Fasul comenta, ainda, a importância de se ter na grade curricular desses acadêmicos, a disciplina de Gestão da Qualidade. “É extremamente relevante na medida em que eles compreendem dentro de um processo crítico e reflexivo, a problemática e a complexidade da qualidade e que eles possam visualizar na prática, dentro das empresas, como é importante se estar implementando esses programas de qualidade, consequentemente um processo de certificação”, finalizou Louzada.
Conforme o economista da Unioeste, depois da formação acadêmica, todo esse conhecimento adquirido durante a graduação, possibilitará o aumento da competência no exercício da profissão. “Quando esses acadêmicos estiverem em alguma empresa, eles devem pegar esse conhecimento e torná-lo útil. Avaliar o que funciona e o que não funciona. Melhorar a teoria, adaptar e atuar dentro da atividade de forma mais competente”, finalizou.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel