Acadêmicos do Curso de Comunicação Social vivenciam a profissão
Uma das maiores preocupações dos estudantes do ensino superior que se preparam para o mercado de trabalho é a busca por experiências práticas que possam enriquecer o currículo e garantir uma boa vaga em sua área de atuação.
“Antes mesmo de entrar na faculdade eu já pensava em trabalhar na área, mas sem saber como ingressar no mercado, que sempre prioriza a contratação de quem já possui alguma experiência”, comenta a estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo na Faculdade Sul Brasil, Camila Andrade
Na primeira semana de aula ela foi recebida pela equipe da Rádio Educativa Sul Brasil e já integra o grupo de estudantes que fazem estágio nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Dentro da emissora, os estudantes trabalham com as mesmas ferramentas e problemas que teriam no mercado de trabalho, desde o desenvolvimento de artes para a divulgação de quadros, eventos e programas até a alimentação das redes sociais como Facebook e twitter, com novidades, promoções e atrações da programação. “O publicitário tem que ser muito criativo no desenvolvimento de campanhas de mídia e dentro do que a emissora oferta, eu posso treinar um pouco deste processo que vou encontrar no mercado”, afirma o estudante de Publicidade e Propaganda Marcos Scherer, que trabalha no desenvolvimento de vinhetas, quadros e spots comerciais para a programação.
O estudante de Jornalismo Giovan Valiati entrou em 2010 na FM Educativa e afirma ter se apaixonado pelo processo de produção radiofônica. Â“É muito gratificante ver minha evolução neste período. A oportunidade de desenvolver pautas, entrevistas e de se sentir profissional, mesmo que supervisionado e acompanhado pelos jornalistas, me fez crescer muito neste último ano”, comemora.
Para o responsável pelo Jornalismo da Rádio Educativa, Álvaro Soares, oportunizar o estágio para os estudantes faz uma diferença muito grande na hora de encarar o mercado. “Quem aproveita esta etapa da graduação para estagiar, aprender na prática, vai muito mais seguro e pronto para disputar uma boa vaga. Para a emissora também é positivo, pois é uma forma de descobrirmos talentos que automaticamente serão os primeiros a serem indicados para uma efetivação, seja aqui ou em qualquer outra empresa da área”, alerta.
Atualmente, a programação jornalística da FM Educativa é feita por cinco profissionais, todos graduados pela Faculdade Sul Brasil.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel