Direito desenvolve a atividade "Antropologia do Direito com Juristas"
Os acadêmicos do curso de Direito a partir da disciplina ministrada pela professora, Jaqueline Permigiani, antropóloga, mestre e docente do curso de Direito da Fasul, participam de aulas com uma proposta metodológica diferente, mas que tem rendido bons frutos, de acordo com a coordenadora do curso, Camila Ricci, professores e acadêmicos.
A Professora propõe a leitura e discussão de textos que relatam estudos etnográficos sobre situações e ambientes jurídicos, como a Vara da Infância e Juventude, o Tribunal do Juri, os movimentos sociais e a Justiça, dentre outros. Mas, não para por aí: os alunos recebem um convidado, um jurista que tenha a experiência nestas situações ou ambientes, e devem provocar uma discussão com este profissional do Direito, mas, a partir do olhar da Antropologia, sugerida no texto. O trabalho já foi realizado no ano passado, com a primeira turma e, neste ano, novamente.
Os convidados do ano passado foram: Dr. Rodrigo Rodrigues Dias (juiz da infância e juventude e docente do Curso de Direito), para discutir a Vara da Infância e Juventude, Dr. Hugo Urbano (promotor de justiça do Paraná) para discutir o Juri, Dr. Marco Antonio Batistella (advogado, e docente do curso de Direito da FASUL) que discutiu como o advogado deve se relacionar com seu cliente e o distanciamento da causa, Dra. Denise Terezinha de Melo Krueger (juíza de direito em Toledo-PR), para discutir as instâncias extrajudiciais de conciliação, Professor Antonio Pimentel Pontes Filho (para discutir sobre os laudos antropólogicos nos processos judiciais) e O Sr. Elcir Zen, para discutir sobre os movimentos sociais e a Justiça.
Neste ano, Os Dr. Rodrigo Dias e Denise Krueger retornaram a sala de aula, mas, a convidada para discutir o Juri foi a Profa Camila Milazotto Ricci, advogada criminalista e coordenadora do Curso de Direito da FASUL.
Certamente esta atividade contribui de modo fundamental para a formação do aluno, já que nele constrói uma visão crítica do sistema de Justiça e proporciona aos alunos um diálogo franco com profissionais que vivem a aplicação do Direito. “A professora, Jacqueline está de parabéns” - disse a coordenadora do curso, professora, Camila Ricci, entusiasta da atividade.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel