Feira das Profissões atrai 3 mil estudantes ao campus da FAG e da Dom Bosco
Em torno de 3 mil estudantes de escolas do Ensino Médio de toda a região participaram, quarta-feira, da 2ª Feira das Profissões promovida pela FAG e Dom Bosco em parceria com a Unioeste.
Em torno de 3 mil estudantes de escolas do Ensino Médio de toda a região participaram, quarta-feira, da 2ª Feira das Profissões promovida pela FAG e Dom Bosco em parceria com a Unioeste. O evento aconteceu durante todo o dia, no campus da FAG. Ao todo, 68 opções de graduação foram apresentadas na mostra de cursos. Nos estandes, professores e acadêmicos demonstravam atividades relacionadas às diferentes profissões. Além da exposição, palestras e visitas aos laboratórios complementaram a programação.
Entre as várias atrações, uma das que mais chamou a atenção foi o motor de um avião monomotor, exposto na Feira. Trata-se de um dos equipamentos que integrarão os laboratórios do novo curso de Tecnologia em Transporte Aéreo, oferecido pela primeira vez pela Faculdade Dom Bosco. Para os interessados no curso de Direito, acadêmicos e professores da FAG promoveram a simulação de uma audiência trabalhista, também em pleno campus das faculdades.
Entre os cursos da área da saúde, o diferencial foi a prestação de serviços aos visitantes. No estande da Fisioterapia, por exemplo, era possível submeter-se a uma sessão de acupuntura e, no da Nutrição, à avaliação nutricional. Em seus laboratórios, os acadêmicos de Farmácia mostraram o processo para o preparo de cremes e, no espaço da Psicologia, os visitantes puderam experimentar o "túnel das sensações".
Outras atrações que chamaram a atenção dos jovens foram a trilha pela reserva ecológica da FAG, liderada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, e o mini-estúdio de TV preparado pelo curso de Jornalismo. Diante do cenário e das câmeras, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a gravação de um telejornal. A jovem Amanda Schmidt, de 14 anos, foi uma das que experimentou ser apresentadora de TV. "Agora fiquei ainda com mais vontade de cursar jornalismo", disse a jovem, entusiasmada com a oportunidade.
Já Suzana Ramos da Cruz, de 17 anos, viajou de Iguatu a Cascavel para participar da Feira das Profissões. Ela já conhecia o campus da FAG e aproveitou o evento para conhecer melhor a estrutura de cada curso. "Tenho vontade de fazer Pedagogia. Conversei com os professores do curso e fiquei sabendo um pouco mais sobre a profissão, o que me motivou", relata a jovem.
No caso de Suzane Gusson, que ainda não sabe para que curso vai prestar o vestibular, a apresentação dos cursos foi muito válida. "Achei muito legal. Cada curso está explicando de uma maneira bem fácil as atividades desenvolvidas e tenho certeza que vou lembrar disso na hora de fazer minha escolha", disse Suzane.
O coordenador dos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado – da FAG, professor Robson Delai, avalia que a Feira das Profissões, mais uma vez, foi um momento importante para os alunos do Ensino Médio. "Eles chegam aqui e descobrem que muitas profissões são bem diferentes do que eles imaginavam", conta. "No caso de Ciências Biológicas, por exemplo, muitos só tinham noção daquilo que viram nas aulas de Biologia, no colégio. Aqui descobriram que a profissão de biólogo vai muito além", completa.
SUCESSO – A gerente de Marketing da FAG e Dom Bosco e coordenadora da Feira das Profissões, Josefa Delai, diz que o evento foi outra vez surpreendente. "Tivemos a participação de pelo menos 20 escolas, de diversas cidades", diz. O objetivo da Feira, segundo Josefa, foi plenamente alcançado. "Queríamos que os estudantes tivessem uma oportunidade de contato com profissionais e que esclarecessem suas dúvidas sobre o mundo do trabalho e sobre a difícil escolha que têm a fazer", completa.
O diretor geral da FAG e Dom Bosco, professor Luiz Fernando Guimarães, também destaca a importância do evento. "O mundo do trabalho exige escolhas difíceis e num momento complicado. Escolher uma carreira aos 17 anos é uma ‘maldade’", diz, referindo-se às dúvidas e inseguranças típicas da idade. "E as instituições de ensino, que conhecem cada uma das opções, podem contribuir com os jovens neste momento", acrescenta.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel