Revestimento criado por acadêmicos de Arquitetura será produzido comercialmente
O revestimento deverá começar a ser produzido no fim deste mês
Mesmo ainda estando no 1º período da graduação, um grupo de alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG já tem uma importante conquista para colocar no currículo. Os acadêmicos: Ana Beatriz Viana, Guilherme Berto, Renan Fachi, Pedro Alves Campos e Maria Paula Beck criaram um revestimento, que será reproduzido em escala comercial pela indústria Offmazzo, de Cascavel.
O revestimento foi desenvolvido na disciplina de Estudo da Forma e Composição, da professora Gabriela Bandeira. "Usamos como ponto de partida o hexágono e o cubo e fomos desenhando, desenvolvendo até chegar a uma peça legal e que tivesse várias profundidades. A gente se inspirou em uma colmeia, um favo de mel", explica a acadêmica, Maria Paula Beck.
A professora gostou do resultado em sala de aula e pediu à empresa Offmazzo que pudesse ver os trabalhos para reproduzir comercialmente. "Estivemos na FAG ministrando uma palestra sobre revestimentos 3D, recentemente. Por meio disso, a professora Gabriela conversou com a gente para que pudéssemos ver esses produtos dos alunos e revender. O interesse dos alunos mostra que eles também estão buscando no mercado de trabalho alternativas diferentes", expõe a arquiteta e proprietária da empresa, Gislayne Salmazo da Cruz.
A peça, ainda sem um nome definido, vai passar por algumas etapas até poder estar no catálogo de produtos da empresa. "A primeira etapa já foi concluída por eles, que foi o desenvolvimento da forma, com a reprodução de uma peça em 3D. Ela passará agora ao processo de produção, para que seja reproduzida a forma. A partir da forma, nós vamos fazer a peça na argamassa cimentícia. Eles fizeram uma forma que pode ser utilizada de várias maneiras - composições soltas, paginação na parede inteira, ambientes puros, então há diversas possibilidades", conta Gislayne, ressaltando o potencial comercial do revestimento.
O revestimento deverá começar a ser fabricado no fim deste mês. "A gente faz pensando é claro em tirar uma nota boa, mas ver isso sair da sala de aula e ser reproduzido é muito gratificante. Dá um estímulo para continuar no curso, para seguir na profissão", conclui Maria Paula.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo