Idosos entregam sabonete "Vó Nair" à Presidente da Fundação
O projeto de capacitação para execução do sabonete Vó Nair teve uma carga horária de 30h/a teóricas e práticas para a produção do sabonete
Os idosos do Centro de Convivência entregaram ontem (09) os sabonetes artesanais produzidos em oficinas à Presidente da Fundação Assis Gurgacz, Nair Ventorin Gurgacz. Os produtos foram batizados de "Vó Nair", em homenagem à mantenedora do projeto. A finalidade foi promover o desenvolvimento humano e a sua emancipação ativa na sociedade, contribuindo na formação e no processo de envelhecimento autônomo e na geração de renda para os idosos, do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com recursos oriundos do Fundo Municipal do Idoso - FMI.
O projeto de capacitação para execução do sabonete Vó Nair teve uma carga horária de 30h/a teóricas e práticas para a produção do sabonete. As oficinas foram orientadas pelo técnico bioquímico responsável, Giovane Douglas Zanin, juntamente com a equipe pedagógica do projeto. "Ensinamos os idosos a fazerem os sabonetes, dando autonomia, para que eles mesmos possam fazer o sabonete em casa. Fizemos aulas teóricas, sobre como é feito, quais são os componentes da formulação e para que servem e depois partimos para as aulas práticas. Primeiros nós fizemos e depois eles. Contamos com o auxílio das voluntárias, Samanta Kuhn e Amanda Bufon. O resultado foi incrível. Trabalhar com os idosos é uma experiência diferente e gratificante. Eles são atentos, dedicados e interessados", comenta Giovane.
Foram produzidos três tipos de sabonete: Cheirinho de bebê, que traz sensações de aconchego, amor, carinho e proteção; Relaxante que proporciona o bem-estar, ação terapêutica, tranquilidade, relaxamento e paz; e o Energizante que revigora, contém aromas que auxiliam no estado físico e mental para quem está precisando de uma dose reforçada de energia. Assim como Dona Nair, cada idoso pode levar os três exemplares para casa.
Para a coordenação do projeto, Salete Gerardi de Lima Chrun, o Programa da 3ª Idade possui uma proposta pedagógica de cunho socioeducativo que constantemente oportuniza aos idosos novos processos de aprendizagem e as aulas ocorreram de forma dinâmica e interativa, com grande envolvimento dos seus participantes, quando puderam aprender como se produzir sabonete.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo