FAG Toledo celebra Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Instituição conta com dez acadêmicos surdos e quatro intérpretes de Libras
Hoje (24) é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data é bastante especial para a FAG Toledo que atualmente conta com o maior número de estudantes surdos e também com o maior número de intérpretes em Libras em instituições de ensino da Região Oeste. São nove estudantes na graduação, um na pós-graduação e quatro intérpretes que acompanham os estudantes em todas as rotinas. "Temos muitos motivos para comemorar esta data, pois sabemos da importância do trabalho que construímos aqui para a vida destes jovens, que nos últimos anos passaram a contar com uma estrutura que possibilita que eles se qualifiquem e mudem suas histórias de vida. O fato de termos aqui vários acadêmicos e interpretes cria uma interação e uma identidade que fora deste ambiente dificilmente se encontra, mas tudo isto acaba fortalecendo a cultura desses jovens que encontram aqui suas necessidades atendidas", relata a coordenadora do curso de Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo, Janice Salvador. A docente ressalta que o trabalho desenvolvido pela FAG ultrapassa os muros da universidade. "A presença deles aqui na nossa instituição dá visibilidade a causa dos surdos no nosso município e chama a sociedade para discutir sobre a necessidade de darmos atenção a esta questão e disseminarmos a Libras que é uma condição indiscutível para a inserção deles no mercado de trabalho, na escola, família e nos mais diferentes grupos", reflete.
A língua surgiu na década de 1850 com a união da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, ensinadas no Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Foi reconhecida oficialmente como meio de comunicação e expressão em 2002 e desde 2015 passou a ser um direito assegurado na educação, trabalho e cultura, com a sanção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146/2015).
De acordo com dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por aproximadamente cinco milhões de pessoas no país e é a principal forma de comunicação para boa parte dos cidadãos surdos.
Na FAG Toledo os estudantes surdos que contam com o acompanhamento dos intérpretes são matriculados nos cursos de Letras Libras, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel