Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo abordará o tema Intervenção Urbana
Evento acontece entre os dias 10 e 16 de maio
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG realiza, entre os dias 10 e 16 de maio, a Semana Acadêmica do curso. Nesta edição, o evento tem como tema "Intervenção urbana: cidade e identidade", com o objetivo de difundir experiências e propor debates técnicos entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores. "Esta temática abrange o universo pertinente às produções arquitetônicas e urbanísticas que dão significado aos lugares, sendo elas do passado, presente e futuro", revela a professora e uma das organizadoras do evento, Renata Esser. Professores e alunos de diferentes períodos estão envolvidos na organização.
Para divulgar o evento e mobilizar os alunos do curso, os organizadores estão realizando uma série de ações. A aluna, Victória Rannov, por exemplo, fez telas em grafite sobre a Semana. "Quis trazer um pouco do grafite, da cultura, da intervenção artística para dentro da faculdade, já que a temática é nessa linha. O grafite é muito presente no cotidiano dos moradores dos centros urbanos. Então, a ideia é trazer o conhecimento dessa arte, apresentar essa cultura", esclarece.
A programação conta com uma Aula Magna, palestras técnicas sobre sistemas construtivos e materiais, palestras com arquitetos, oficinas práticas de desenhos, softwares de desenhos, entre outros. Até a próxima segunda-feira (30), a inscrição é promocional, com um valor de R$ 40,00. A partir de terça-feira (01), o valor passa para R$ 50,00. As inscrições devem ser feitas no link.
Simultaneamente à Semana Acadêmica vão acontecer também o Concurso de Fotografia: "Olhares Urbanos: Cidade e Identidade", com participantes de acadêmicos da FAG e de outras instituições, e o Concurso Charrete, maratona de projetos já tradicional no curso.
AULA MAGNA
O convidado para a Aula Magna da Semana Acadêmica é o arquiteto, Domingos Henrique Bongestabs. Ele se formou em arquitetura pela Universidade Federal do Paraná, fazendo pós-gradução em Controle do Ambiente em Arquitetura na UnB e em Arquitetura Bioclimática na PUC-PR. Foi professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Centro Universitário FAG. Também foi funcionário público contratado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, onde desenvolveu projetos de urbanismo, especialmente ligados a parques e praças, pela Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba. Entre os projetos mais famosos, está a Ópera de Arame, Palco da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel