Trabalho de acadêmicos de Medicina é premiado em Congresso Nacional
Também durante o evento, Filipe Almeida foi eleito novamente como Vice-Presidente do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Ciências Cardiovasculares
Os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário FAG, Filipe Almeida e Daniel Almeida, conquistaram o 3º lugar entre os melhores Temas Livres Acadêmicos no 7º Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular, que ocorreu dentro da programação do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. O trabalho premiado foi intitulado "Conduta em Pacientes com Doença Arterial Carotídea e Indicação para Cirurgia de Revascularização do Miocárdio" e teve a supervisão do Professor Doutor, Rui Almeida.
A Doença Arterial Carotídea é um estreitamento do vaso que causa falta de sangue no cérebro e aumenta o risco de doenças neurológicas como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e demência. "Muitos pacientes que têm artérias do coração doentes e vão passar por cirurgia cardíaca também têm essa doença nas artérias carótidas. Nosso objetivo era verificar se o tratamento da doença da carótida antes da cirurgia cardíaca diminui a taxa de acontecimento dessas doenças neurológicas. Analisamos 532 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em 7 anos e selecionamos 127 desses que tinham as duas doenças ao mesmo tempo (Doença Arterial Carotídea e Doença Arterial Coronariana). Escolhemos 16 pacientes graves e com sintomas para tratar a doença da carótida antes da cirurgia cardíaca. Nesse grupo de pacientes não tivemos nenhum AVC. No grupo que não recebeu tratamento tivemos uma incidência de AVC de 3,94%. Verificamos que nos pacientes com as duas doenças devemos tratar a artéria carótida antes da cirurgia do coração, principalmente nos que já apresentam sintomas. Assim, concluímos que todos os pacientes com indicação para Cirurgia de Revascularização do Miocárdio deveriam realizar exames para avaliar se também possuem doença da carótida e tratá-la antes da cirurgia para evitar doenças neurológicas", explica Filpe.
É o quarto ano seguido que o Centro Universitário FAG é premiado nessa categoria. "Como aluno, a apresentação de pesquisas científicas em eventos é de extrema relevância para a construção de um bom currículo e receber um prêmio é ainda melhor! Isso mostra que nossos alunos de Medicina estão no mesmo patamar de outras renomadas instituições de ensino pelo Brasil. Além disso é importante destacar a função do Dr. Rui Almeida como professore orientador, pois muitas vezes também atua como mentor dos alunos, dividindo experiências, estimulando a autonomia acadêmica e servindo de inspiração para outras conquistas", enfatiza o acadêmico.
Também durante o evento, Filipe Almeida foi eleito novamente como Vice-Presidente do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Ciências Cardiovasculares. A função do departamento é reunir estudantes de Medicina com interesse em cirurgia cardíaca e proporcionar ao aluno a vivência da especialidade ainda na graduação. "Para isso auxiliamos na realização de cursos e estágios, organizamos o congresso acadêmico e incentivamos a produção científica das Ligas de Cirurgia Cardiovascular por todo o país", encerra Filipe.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel