Agronegócio realiza júri simulado na FAG Toledo
Atividade trabalhou conceitos de oratória e retórica com os estudantes que tiveram os argumentos avaliados por um corpo de jurados
Os acadêmicos do 1º período do curso de Gestão do Agronegócio realizaram uma atividade diferente esta semana durante a aula da professora Cleonilda Tonin. A docente propôs a realização de um júri simulado com os alunos com o tema "agronegócio e a disseminação das informações sobre o tema, com seus aspectos positivos e negativos para a sociedade". "A proposta é de trabalhar a retórica e a oratória de forma prática, para que eles possam ser protagonistas na construção de conhecimento na área de atuação deles", explica.
Entre os advogados de defesa do agronegócio estava o estudante Luan Barbieri. "Existe muita desinformação sobre o assunto. A história de que cada ser humano é atingido por sete litros de agrotóxicos é irreal e nós tentamos provar isto durante o júri que foi uma experiência bem bacana, que nos fez buscar mais informações sobre esse tema", explica.
Entre as promotoras, que tentaram através dos argumentos, condenar o agronegócio estava a estudante Fernanda Veiga, que falou de forma convincente sobre os malefícios do uso de algumas políticas para o desenvolvimento do agronegócio. "A questão do agrotóxico é muito séria porque nós estamos com tudo infectado, desde o leite, as verduras, tudo. Com o passar dos anos isso pode gerar doenças no nosso organismo e por isto precisamos repensar algumas práticas", alerta.
No final o corpo de jurados decidiu pela condenação do agronegócio nos moldes atuais. O estudando Vitor Klaus pediu a palavra para explicar os motivos da condenação. "O agronegócio precisa repensar algumas práticas e mudar algumas regras para reduzir as taxas de poluição e para cuidar do meio ambiente e das pessoas, por isto decidimos pela condenação", comenta.
O resultado do trabalho, de acordo com a professora Cleonilda, ficou acima das expectativas. "Este processo integra as metodologias ativas, que precisam estar cada vez mais presentes nos cursos e a prova disto é o resultado que tivemos com eles se envolvendo, preparando e estudando para vivenciar esta experiência", comemora.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel