Autoridades discutem sobre água e sustentabilidade ambiental em seminário na FAG
O evento foi organizado pelo Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná) com apoio do Centro Universitário FAG
O Centro Universitário FAG foi palco do Seminário que debateu o tema: "A questão das águas e da sustentabilidade ambiental na região de Cascavel". O evento é uma organização do Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná) com apoio do Centro Universitário FAG, que visa orientar os profissionais e comunidade como forma de cidadania. O encontro foi realizado no Auditório do Bloco 2 e reuniu, além de autoridades relacionadas à áreas, acadêmicos de Agronomia e Ciências Biológicas.
A atividade contou com a fala do Promotor de Justiça, Dr. Ângelo Mazzuchi; do Diretor Regional do Senge, Nelson Muller Junior; da Médica Sanitária da 10ª Regional da Saúde, Lilimar Mori; do Vereador, Paulo Porto; do Superintendente da Região Oeste da Sanepar, Renato Mayer Bueno; e da Coordenadora do curso de Agronomia do Centro FAG, Ana Paula Mourão.
O Diretor Regional do Senge, Nelson Muller, conta como surgiu a iniciativa. "Buscamos o apoio do vereador Paulo Porto e ele nos sugeriu debater o assunto em forma de seminário, que tem como objetivo reunir várias personalidades da cidade para falar sobre áreas específicas, sem sair do foco do nosso tema, que são as águas da região: o que está sendo feito em relação à proteção e o uso racional do uso de defensivos agrícolas", explica. "É necessário debater sobre agrotóxicos. Somos a região que mais consome agrotóxicos no Paraná. Por isso, precisamos debater, pois, é necessário discutir isso junto com a população, já que é uma questão de saúde pública", complementa o Vereador, Paulo Porto, que em sua fala retratou os riscos que a população passa em relação aos agrotóxicos e o seu mau uso.
"O tema sustentabilidade, com enfoque na preservação da água, é algo trazido já pelo Estatuto da Cidade e está vinculado diretamente à manutenção da vida e desenvolvimento ecológico. Hoje não se pode cogitar que nós tenhamos cidades que não são sustentáveis. Evidentemente, não há nenhuma cidade 100% sustentável no Brasil, mesmos aquelas que são sustentáveis ainda estão muito distantes de um ideal", destaca o Promotor de Justiça, Dr. Ângelo Mazzuchi.
A Coordenadora do curso de Agronomia, Ana Paula Mourão, aponta a importância da participação dos acadêmicos de Agronomia que terão a rotina da profissão ligada ao Meio Ambiente. "O profissional agrônomo tem que pensar muito no meio ambiente, na qualidade da água... e infelizmente, esses profissionais, muitas vezes, são julgados de uma maneira errada. Discutindo esse tema aqui na nossa casa, é possível mostrar para a população a real função do engenheiro agrônomo. Mostrar que ninguém quer utilizar agroquímicos sem necessidade ou que querem poluir. Somos humanos e queremos o melhor e vida longa com saúde para todos", ressalta. "Com certeza conseguimos aprender muito a partir de contatos com profissionais como eles. Esses encontros nos proporcionam muito conhecimento", conta o acadêmico do 7º período de Agronomia, Jurandir Cabral.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel