Alunos, professores e profissionais prestigiam abertura da Semana Acadêmica de Arquitetura

Uma Aula Magna com o arquiteto, Domingos Bongestabs, foi o ápice da noite

11/05/2018


Como uma orquestra bem ensaiada e com sintonia entre cada integrante, a comissão organizadora da Semana Acadêmica de Arquitetura do Centro Universitário FAG realizou uma abertura digna de aplausos. Acadêmicos, professores, Coordenação e profissionais da área se reuniram no Anfiteatro da Reitoria, ontem (10), para dar início ao evento, que tem como tema neste ano: "Intervenção Urbana: Cidade e Identidade".

A banda formada por professores e acadêmicos do curso embalou o pré-evento, com músicas que a plateia tinha na ponta da língua, como "Que país é esse?", da banda Legião Urbana. A solenidade foi aberta pela bateria e o grupo de Cheerleaders da Associação Atlética de Engenharia e Arquitetura FAG Forte, que agitaram o público com uma apresentação, finalizada com as telas em grafite da acadêmica, Victória Rannov, que complementaram a temática escolhida. "Eu fiquei muito feliz que a comissão organizadora tenha usado esse tema, porque ela é muito atual. Nós temos que melhorar, aprimorar e tornar mais humanas as nossas cidades e eu acho que no decorrer dessa semana isso será discutido", conta a Coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias.

Uma Aula Magna com o arquiteto, Domingos Bongestabs, foi o ápice da noite. O profissional de currículo extenso, já foi docente do curso do Centro Universitário FAG entre os anos de 2004 e 2007. Ele foi funcionário público da Prefeitura Municipal de Curitiba, onde desenvolveu projetos de urbanismo, especialmente ligados a parques e praças, pela Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba. Entre os projetos mais famosos, está a Ópera de Arame, Palco da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba.

Bongestabs trouxe um resumo da obra desde que se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1965. De acordo com ele, nesse espaço de tempo entre o início de sua formação e os tempos atuais, uma das coisas que não mudaram foram as dificuldades que o arquitetos brasileiros têm para projetar, porém, a mistura de domínio técnico e criatividade permite que ótimos resultados saiam dos escritórios do país. "Minha formação é Modernista, é mais voltada para a técnica, que era o que vigorava no tempo em que eu fiz o curso, mas hoje eu acho que a criatividade precisa se sobressair. Assim, conseguimos superar as nossas deficiências tecnológicas", explica.

O palestrante alertou ainda para a concorrência no mercado, chamando a atenção dos acadêmicos para o que pode diferenciá-los em relação a outros profissionais. "É preciso que eles se esforcem ao máximo para atingirem um nível de competência muito alto. Se não, vão ficar para trás no mercado, fazendo projeto para a tia, para a avó apenas. Sem levar a formação de uma forma séria, muitos não vão obter sucesso. Estudar, conhecer a Arquitetura e gostar de Arquitetura e ousar são meus principais conselhos", enfatiza.

Na plateia, arquitetos de renome na região, como Mário Cesar Costenaro, que já fez parte do corpo docente do curso e veio prestigiar o evento e amigo Domingos. "Os motivos para estar aqui são bons e vários. Domingos é um excelente profissional, um dos mais representativos do Paraná. Foi meu professor inclusive. Estou aqui revendo bons amigos. Temos a oportunidade aqui de sentirmos a Arquitetura na pele com essa turma de estudantes que nos revitaliza e nos inspira", relata.

A comissão organizadora é formada por um grupo de professores e acadêmicos. Paulo Müller, do 9º período do curso, não parou um minuto na primeira noite do evento, mas o cansaço dá lugar à satisfação pelo trabalho realizado. "É tradição no nosso curso fazer uma Semana Acadêmica bacana e inovadora todos os anos. Então, buscamos pensar em todos os detalhes para trazer essa emoção ao público", expõe.

PROGRAMAÇÃO DA TARDE

No decorrer da tarde de ontem (10), oficinas e palestras também foram realizadas. A professora, Camila Pezzini, ministrou as palestras "Me formei, e agora? Aprovação de Projeto" e "Me formei, e agora? Precificação". "Na primeira parte, expliquei quais os documentos o aluno precisa fazer para conseguir a aprovação dos projetos, onde ele deve ir, enfim, quais os passos para ter o projeto aprovado. Já na segunda, mostrei as bases contábeis para eles aprenderem a calcular os custos e fazer um orçamento adequado para ganharem para trabalhar e não pagarem para trabalhar", explica.

A acadêmica, Emely Simm, escolheu assistir à palestra "Estrutura em StellFrame", que é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. "A palestra mostrou essa possibilidade de construção com um sistema industrializado, rápido e limpo, com estrutura de aço. Acredito que isso deve ser mais disseminado, para que passa a ser um método mais utilizado", afirma.


1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel