SEMAVET e Congresso Nacional discutem diversos temas da Medicina Veterinária
Os eventos terminam nesta sexta (18)
Desde a última segunda-feira (14), o campus do Centro Universitário FAG está recebendo as diversas atividades da programação da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e do 2º Congresso Nacional de Medicina Veterinária. Alunos da FAG e de outras instituições de ensino têm a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento sobre diferentes áreas de atuação do médico veterinário.
As atrações do evento foram dividas em módulos da seguinte forma: ruminantes, piscicultura, silvestres, aves, fiscalização e inspeção, suínos, equinos e pequenos animais. No módulo de suínos, a médica veterinária, Daiane Gullich Donin, veio falar sobre "Longevidade de Fêmeas Suínas e a Influência na Produtividade das Granjas". "As porcas dos rebanhos estão sendo descartadas ou estão morrendo antes da hora. Isso tem um impacto muito grande na produtividade do plantel. Por isso, trouxe aos alunos estratégias para evitar esse descarte. O descarte precoce acontece, principalmente, por falhas no manejo de preparação desse animal, no momento de introduzir esse animal do plantel e por questões inadequados de saúde e de manejo dentro do rebanho", explica.
No módulo de Silvestres, uma das palestrantes foi a médica veterinária e Chefe da Divisão de Veterinária do Parque das Aves, Lígia Rigoleto Oliva. Ela abordou "A Importância dos Exames Complementares na Clínica de Aves". "O Parque está sempre à disposição para passar as informações de como são nossos procedimentos. Essas Semanas Acadêmicas são interessantes por conta dessa troca de informações. É importante para o aluno ter uma referência", expõe.
A organização do evento é realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina Veterinária Jaqueline Fernandes. A programação vem sendo pensada há meses para trazer da melhor maneira possível os temas que podem fazer diferença na formação dos alunos. "Pensamos em campos que normalmente têm muita procura, como os mais voltados à produção e os de pequenos animais, mas também aqueles que são de áreas emergentes, como a Piscicultura. Buscamos palestrantes do país todo e estamos bem contentes com o envolvimento e interesse dos alunos", expressa Ana Flávia Doneda, acadêmica da graduação e componente da comissão organizadora.
O Congresso também é espaço para apresentação de trabalhos científicos. Foram expostos 36 banners e realizadas 29 apresentações orais de artigos científicos.
A SEMAVET e o 2º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária terminam nesta sexta (18).
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel