Premiação do Concurso de Fotografia marca último dia da Semana de Arquitetura
Apesar do fim das atividades no campus, acadêmicos ainda terão uma palestra com o Estúdio 41, sobre Concursos de Projetos, na próxima segunda-feira (21)
A recheada Semana Acadêmica de Arquitetura do Centro Universitário FAG chegou ao fim, depois de uma maratona de cinco dias repletos de oficinas, palestras, minicursos, concursos e exposições. O tema do evento neste ano foi "Intervenção Urbana Cidade e Identidade". O evento foi organizado por uma comissão formada por professores e acadêmicos de diferentes períodos.
Com uma programação, que misturou ensinamentos do próprio corpo docente e de profissionais externos, a Semana Acadêmica trouxe diferentes formas de ver e pensar o meio urbano. "Apesar da maioria das pessoas vir para pessoas vir para este curso por conta da Arquitetura e do seu esplendor, nesta Semana a temática foi o urbanismo, foi a cidade. E a riqueza maior foi que sensibilidade de todos os palestrantes e da organização afunilou para que pudéssemos entender que a Arquitetura e a Urbanismo são uma coisa só", elogia a Coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias.
EXPOSIÇÃO DE BANNERS
Logo no 1º período do curso, os acadêmicos já puderam participar de forma bastante ativa do evento: eles realizaram uma exposição e apresentação de banners produzidos na disciplina "História da Arqutetura: Da Antiguidade ao Renascimento", ministrada pela professora, Sirlei Oldoni. "Eu tive a intenção de promover a importância do trabalho científico para que eles já entendam como funciona a produção e apresentação de um trabalho acadêmico e também oportunizar que eles pudessem expor aquilo que eles realizaram durante o bimestre", conta a professora.
EXPOSIÇÃO DE GRAFITTI
O Grupo Costa Oeste Crew, formado por amigos que atuam com graffiti, com intuito de levar uma mensagem de protagonismo através da arte, trouxe um pouco do talento para o campus do Centro FAG. Eles expuseram alguns dos trabalhos e puderam conversar com os acadêmicos sobre o assunto, que tem tudo a ver com a temática do evento.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
De acordo com a votação do público e do júri técnico, a foto feita pela acadêmica, Ronize Santos da Silveira, foi a que melhor se enquadrou na proposta do Concurso "Olhares Urbanos: Cidades e Identidades". A aluna do 7º período de Arquitetura foi reflexiva ao representar o ser humano, morador das cidades, excluído do seu próprio habitat, uma vez que" seu lugar tem sido substituído por belos edifícios arquitetônicos e programas de habitação que não levam em consideração todas as dimensões sociais", de acordo com a descrição da imagem. Ela retratou o conceito por meio da fotografia que tinha como pano de fundo o Teatro Municipal de Cascavel e, em primeiro plano, um menino, aparentemente "sem rumo".
O Concurso contou com 11 fotografias inscritas, com cliques de vários países do mundo, e teve o objetivo de inspirar os acadêmicos e provocá-los, para que tenham um novo olhar e aprendam a retratar a Arquitetura.
PROGRAMAÇÃO EXTRA
Apesar das atividades no campus terem terminado, no dia 21 ainda haverá uma atividade dentro da programação: os acadêmicos do curso vão participar de uma palestra gratuita com o arquiteto, Martin Kaufer Goic, do Estúdio 41, sobre Concursos de Projetos. O evento será no Teatro Municipal Sefrin Filho e é organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel