Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra com fundação de tubulões
Os tubulões apresentam uma profundidade de 7 metros e o nível d?agua do terreno 50cm abaixo da cota de apoio
Os tubulões são elementos de fundação profunda moldados in loco empregados quando as camadas superficiais do solo não apresentam características de resistência e de deformabilidade compatíveis com as exigidas pelo projeto. Já entendendo isso na prática, acadêmicos de Engenharia Civil fizeram uma visita a uma obra que utiliza esse processo. Alunos do 5º e 7º períodos do Integral e do 7º e 10º períodos do Noturno participaram da atividade, acompanhada pelo professor de Fundações e Mecânica dos Solos, Mestre Maycon A. Almeida.
A visita foi feita a dois prédios com 10 andares, executados pela construtora Szymanski e Favero Construções Ltda, em estrutura autoportante de concreto, e fundação composta por 48 tubulões (em cada prédio), escavados mecanicamente com perfuratriz hidráulica sob caminhão e bases escavadas manualmente com poceiros. "A importância da visita se deve ao fato deste tipo de fundação ser mais difícil de ser executada hoje em dia devido aos novos equipamentos do mercado e principalmente devido ao risco que envolvem escavações em profundidade, manualmente. No entanto o sistema é bem econômico, ganhando facilmente de outros mais modernos, caso não haja presença de lençol freático no solo e o mesmo seja estável para escavações", explica o professor.
Nesta obra em questão, os tubulões apresentam uma profundidade de 7 metros e o nível d?agua do terreno 50cm abaixo da cota de apoio. As bases apresentam em média 2 metros de diâmetro e 1,50 metros de altura. "Os alunos interessados tiveram a chance de descer no espaço confinado e verificar in loco como é realizada a base manualmente e a escavação mecânica com perfuratriz", encerra o professor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel