Technovação: Centro FAG finaliza participação com premiações
A Instituição apresentou inovações e novidades durante os três dias de feira
O Centro Universitário FAG fechou a participação na 1ª Tecnhovação e na 10ª InnovaCities com premiações. A Instituição de Ensino conquistou três primeiros lugares nos eventos, que são voltados à inovação e à tecnologia. Os cursos de Sistemas de Informação, Nutrição e Agronomia do Centro Universitário FAG e Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco receberam os troféus.
Dos cinco membros da equipe vencedora do 1º Hackathon InnovaPública - Temática Gestão Pública, dois são acadêmicos de Sistemas de Informação: Sidimar Hennig e Robby Michael Cavalheiro. Foram apresentados os desafios propostos pelas secretarias municipais que revelavam necessidades da cidade sob vários aspectos. Eles tiveram que trabalhar por 18 horas em um espaço colaborativo com objetivo de apresentar soluções para os desafios apresentados. A banca avaliou que a proposta feita pelo grupo, para as Unidades de Pronto Atendimento da cidade foi o melhor trabalho apresentado.
Os alunos de Nutrição (Karla Poliana Ramalho, Patricia Dobrovski, Graziele Arnaut, Caroline Vettorello) e de Agronomia (Janaína Tonello, Guilherme Benites, Mateus Minski, Aline Domanski, Patricia Rodrigues, Rafael Kiara, Fernando Oliveira) também venceram com o Projeto "Aproveitamento integral da jaca: desenvolvimento de produtos inovadores". O trabalho foi orientado pelas professoras, Daniela Miotto e Sabrine Zambiazi. "As alunas de Nutrição avaliaram questões voltadas aos aspectos nutricionais da fruta e também desenvolveram receitas inovadoras com a jaca. Já os alunos da Agronomia testaram o efeito do cacau obtido pela semente da jaca, torrando e moendo a semente da jaca. Eles inseriram esse ingrediente em cookies. A intenção dos trabalhos foi conhecer melhor essa fruta, que se desenvolve bem aqui no Brasil, além de possibilitar que novos produtos possam ser criados", enfatiza Daniela.
Já o curso de Design de Interiores da Dom Bosco foi reconhecido pelo empenho na montagem da Arena Gastronômica do evento. Sob orientação dos professores, Camila Pezzini, Cezar Rabel, Vinícius Fontona e da Coordenadora do curso, Marieli Gurgacz, alunos de todos os períodos do curso fizeram a pesquisa sobre espaços gastronômicos e se propuseram a fazer um local usando materiais recicláveis.
O Centro Universitário FAG apresentou inovações e novidades durante os três dias de feira. No estande, as atrações ficaram por conta do TECFAG (Centro Tecnológico da Fundação Assis Gurgacz) e dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Nutrição. O ônibus "Saúde e Cidadania" também esteve presente no evento com atendimentos dos cursos da área da saúde. "Foi uma iniciativa ímpar em nossa região, com foco no desenvolvimento tecnológico e territorial, mostrando à comunidade acadêmica, possíveis ingressantes e empresas a necessidade da aplicação de cada vez mais técnicas inovadoras. Foi possível demonstrar de forma aplicada os projetos que o Centro FAG desenvolve", elogia o Coordenador do TECFAG, Roberson Parizotto.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel