Palestra com arquiteto do Estúdio 41 marca encerramento da Semana Acadêmica de Arquitetura
O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho, foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR)
Reconhecido por vencer importantes concursos de arquitetura e urbanismo, o Estúdio 41 ministrou uma palestra gratuita em Cascavel. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho, foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e marcou o encerramento da Semana Acadêmica de Arquitetura do Centro Universitário FAG.
O escritório de arquitetura curitibano nasceu da colaboração entre arquitetos e urbanistas formados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de pessoas engajadas na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade. Consolidado em 2011, o Estúdio 41 já participou de dezenas de concursos de arquitetura e urbanismo, vencendo ou ficando entre os projetos premiados em mais de 20 certames.
Destaque para o projeto da Estação Antártica Comandante Ferraz (2013), que está sendo construída na China e tem previsão para ser concluída em março de 2018. A obra se diferencia pela forma aerodinâmica para suportar a severa incidência de ventos da região. Outro ponto relevante é a facilidade de transporte, já que os elementos de composição são pré-fabricados.
Entre os concursos conquistados pelo Estúdio 41 ainda vale destacar os projetos Fecomércio - Sesc?Senac - RS (2011); Centro Cultural de Eventos e Exposições de Nova Friburgo - RJ (2014); Centro Cultural de Eventos e Exposições de Cabo Frio - RJ (2014); Plano de Urbanização do Subsetor A1 da Água Branca, em São Paulo - SP (2015); Setor Habitacional Pôr do Sol, em Cêilandia - DF (2017); e Masterplan para a Orla do Lago Paranoá; em Brasília - DF (2018).
"Temos nos dedicado à elaboração de projetos para concursos de arquitetura, não só como uma forma de trabalhar com o que gostamos, mas também como uma oportunidade de amadurecer as questões relativas ao campo da arquitetura e do urbanismo. Isso só é possível, no nosso entendimento, quando se encaram os problemas na prática da profissão. O concurso de arquitetura se torna para nós uma das formas possíveis de colaborar no debate sobre as cidades", declara o grupo formado por cinco arquitetos e urbanistas e mais três colaboradores.
Na cidade da região oeste do estado, o responsável por explicar e detalhar o trabalho da equipe foi o arquiteto e urbanista Martin Kaufer Goic.
Fonte e fotos: CAU-PR
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel