Alunas de Pedagogia aceitam desafio e gravam vídeo para projeto integralizador
Atividade foge da rotina das estudantes, mas eles consideram a interação com tecnologias audiovisuais importantes para a formação
Depois de três anos e meio estudando na FAG Toledo as acadêmicas do 7º período de Pedagogia Débora Rodrigues de Souza e Taís Wundrak pisaram pela primeira vez no do laboratório de TV do bloco de comunicação, com o desafio de gravar um vídeo de abertura para o projeto integralizador do curso.
"O foco do nosso trabalho será o folclore brasileiro. Vamos iniciar com o vídeo apresentando a Região Centro-Oeste e suas características como as danças folclóricas, os pratos típicos e até o mais famoso mito daqueles povos que é o do lobisomem", explica a acadêmica Débora Rodrigues de Souza. A estudante ressalta que o trabalho em vídeo é um desafio, mesmo para uma veterana que está no último ano da graduação. "É uma atividade que exige da gente, mas que nós sabemos que é algo importante na nossa formação. O pedagogo vai para a sala de aula para ensinar jovens muito antenados nas tecnologias e o mínimo que nós precisamos ter é alguma familiaridade com os instrumentos audiovisuais", reflete.
A preocupação em ter experiências com tecnologias na graduação é compartilhada pela colega de trabalho, Taís Wundrak. "Os alunos estão lá na frente com relação às tecnologias, então a gente precisa se adaptar, dominar algumas técnicas para interagir melhor com eles, detendo a atenção em sala", afirma.
O trabalho em vídeo foi gravado no estúdio de chroma key de fundo infinito. A estrutura possibilita que imagens sejam digitalmente inseridas ao fundo da gravação. A proposta de criar um vídeo para abrir os trabalhos do projeto no 7º período foi da professora Dulce Alves Nakamura. "Dentro da disciplina de Educação e Tecnologia eu sempre falo sobre a importância de os mecanismos de comunicação serem bem usados pelos profissionais da educação e dentro desta lógica eu sugeri de fazer esta gravação e as alunas aceitaram prontamente", explica.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da FAG Toledo, Doralice Pizzo Diniz, o tema do projeto deste ano foi escolhido pelos próprios acadêmicos do curso. "A ideia de trabalhar o folclore veio para dar continuidade ao tema do ano passado que foi a leitura. Então os acadêmicos fizeram a leitura de várias obras, vários autores e entre os autores surgiu a questão do folclore com os contos de fadas, mitos, as danças e as diversas expressões artísticas, trabalhando algo que é muito expressivo na nossa cultura que é a questão das tradições", explica.
2025 Cascavel
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