Direito da FAG Toledo realiza visita técnica ao Tribunal de Justiça do Paraná
Acadêmicos vivenciaram na prática várias atividades conhecidas por eles apenas por livros e em discussões na sala de aula
Os acadêmicos de Direito da FAG Toledo passaram esta quinta-feira (24) em Curitiba visitando Tribunal de Justiça do Paraná. Na caravana os 42 alunos estiveram acompanhados da secretária do colegiado Vanessa Frigotto e da coordenadora do curso Camila Milazzotto Ricci.
A visita teve início no Tribunal de Justiça do Paraná onde os acadêmicos assistiram sessões de julgamento na área cível e na área criminal com o registro de recursos e de habeas corpus. Os estudantes também assistiram a uma decisão colegiada e acompanharam todas as formalidades que cercam o ato. Em seguida o grupo foi recebido pela comissão da 2ª vice-presidência e pela equipe de trabalho do Tribunal Pleno onde receberam explicações sobre as atribuições da vice-presidência. No Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) eles receberam uma explicação sobre as competências do setor e sobre a atuação dos desembargadores do departamento. Na Escola de Magistratura os estudantes participaram de uma discussão sobre os temas mais palpitantes e atuais do Direito. "Para nós foi uma experiência extraordinária, pois pudemos observar vários aspectos teóricos na prática. Assim o conhecimento se torna menos abstrato e mais palpável", avalia o acadêmico Lucas Matheus Soares Stulp do 7º período.
A acadêmica do 9º período Deysi Daniela Borges também adorou a visita. "O passeio foi maravilhoso. A realidade no tribunal de justiça é totalmente diferenciada comparada a qual tínhamos conhecimento, trazendo mais encantamento pela área", comenta.
A mesma opinião é compartilhada pela aluna Carline Mayara Cittadin do 7º período. "Um aprendizado extra-sala de aula que coloca em evidência a prática profissional dos operadores do direito no cotidiano. Esse tipo de experiência é de suma importância para a formação acadêmica e profissional, pois, por meio dela, compreendemos a relação do conteúdo ministrado em sala com o meio social, podendo vivenciar esse mundo do direito", analisa.
A coordenadora de Direito da FAG Toledo Camila Milazzotto Ricci também avaliou a caravana e todas as visitas como muito positivas. "Foi sem dúvida muito enriquecedora, pois eles estavam diante da realidade que trabalhamos em sala, podendo interagir e ver de perto como funciona a estrutura da Justiça do Paraná. Um complemento muito importante no aprendizado" analisa.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel