FAG Toledo inicia avaliações do Termômetro Pedagógico 2018
Neste ano os representantes das turmas farão a coleta e o repasse das informações
A direção da FAG Toledo iniciou esta semana a divulgação do "Termômetro Pedagógico", programa que tem como objetivo avaliar as relações entre professores e acadêmicos, do processo de ensino e da aprendizagem, diagnosticando o grau de qualidade das aulas de maneira geral, no primeiro semestre letivo.
Neste ano a atividade será realizada a partir dos representantes de turmas que estão se reunindo com a direção da instituição para receber as instruções de como realizar a avaliação. "É uma avaliação aberta, mas sugerimos e orientamos os representantes para que conduzam os processos pautados na relação entre professor e aluno, na questão do conhecimento, das habilidades e competências técnicas dos professores no desenvolver do processo e no relacionamento interpessoal entre professor e acadêmicos ao longo do processo", explica a coordenadora pedagógica da FAG Toledo, Janice Salvador.
Cada representante de turma conversará com os demais colegas sobre os processos desenvolvidos ao longo do semestre e terão um prazo para devolver estas informações por escrito. "Os representantes de turma, pela conversa prévia que tivemos, tem uma visão geral da turma, das situações pontuais e dos problemas em geral e por isto decidimos coloca-los a frente desta avaliação, para que tenhamos o maior número de informações possível do andamento das turmas", explica o diretor da FAG Toledo, Ildo Bombardelli.
A coordenadora pedagógica alerta que o processo também vale para que a turma faça uma autoavaliação. "É um momento para que eles avaliem e analisem o comportamento da própria turma. O compromisso da turma com o processo, dedicação, porque um bom processo depende de um bom professor, organizado, criativo e também depende de um grupo que queira aprender e que está disponível para isto", alerta.
Após receber as informações será feito um relatório com o conteúdo e na sequência a direção deve se reunir com os coordenadores de cursos e posteriormente com os professores, para avaliar as informações repassadas pelos estudantes.
Além do "Termômetro Pedagógico", a FAG Toledo realiza o Programa de Avaliação Institucional da FAG (PAIF) que é mais abrangente, pois contempla também questões de rotinas, conteúdos e estrutura física. Nesta avaliação, que acontece sempre entre o terceiro e quarto semestre letivo, o acadêmico pode responder os questionários de forma individual, através da Internet. O questionário também é preenchido pelos docentes para que, posteriormente, as informações sejam cruzadas e sejam feitos os relatórios gerais.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel