Professor de Fisioterapia publica pesquisa em uma das revistas mais renomadas do mundo
Trabalho foi publicado na Revista Clinical Rehabilitation
O Professor de Fisioterapia do Centro Universitário FAG, Marcelo Taglietti, teve uma pesquisa publicada na Revista Clinical Rehabilitation, uma das maiores publicações voltadas à Fisioterapia do mundo. Ele é um dos autores do trabalho ""Efetividade da Fisioterapia Aquática Comparada a Educação em Saúde em Indivíduos com Osteoartrite de Joelhos: Ensaio Clínico Aleatório".
O trabalho foi fruto do Doutorado finalizado em 2016 na linha de Biomecânica e Epidemiologia Clínica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Università Degli Studi di Milano, na Itália. "Fizemos um ensaio clínico aleatório com o objetivo de comparar duas intervenções diferentes dentro da fisioterapia: fisioterapia aquática versus a educação em saúde. Nosso objetivo foi identificar qual delas seria mais efetiva para alguns desfechos clínicos como dor, função, qualidade de vida e depressão em indivíduos com osteoartrite de joelhos", explica.
A pesquisa foi realizada por 8 semanas, totalizando 16 sessões. "Os exercícios na piscina terapêutica foram compostos de exercícios de aquecimento, flexibilidade, fortalecimento muscular, exercícios para equilíbrio, exercícios aeróbios com bicicleta aquática e relaxamento muscular. Já a educação em saúde foi composta por sessões de grupo com abordagens multidisciplinares envolvendo fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros", comenta. E o resultado? "Ao final do trabalho encontramos que a fisioterapia aquática foi superior em melhorar a função e a dor quando comparada à educação em saúde nessa população", expõe. O trabalho na íntegra pode ser conferido aqui.
Marcelo Taglietti acredita que a pesquisa trará ganhos significativos aos pacientes. "O sentimento é de extrema realização científica e profissional, pois podemos contribuir de forma abrangente na melhora clínica dos pacientes com osteoartrite e também a difusão dessa modalidade de Fisioterapia como forma de tratamento efetivo nessa doença. O Centro Universitário e a coordenação de curso sempre incentivaram o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos seus docentes, e esse trabalho é o reflexo disso", encerra.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel