FAG Toledo abriu Semana de Pedagogia discutindo a formação de leitores
Músicas, danças e muita informação marcaram o primeiro dia do evento.
A primeira noite da Semana Acadêmica de Pedagogia da FAG Toledo foi um sucesso na avaliação dos organizadores. "Tivemos um público excelente, apresentações incríveis e uma discussão muito pertinente sobre o tema deste ano. Como educadores, precisamos estar atentos a isto, discutindo como fazer as nossas crianças terem paixão pelos livros", comenta a coordenadora do curso de Pedagogia da FAG Toledo, Doralice Pizzo Diniz.
Os trabalhos iniciaram com uma apresentação do Coro Juvenil de Pato Bragado, que emocionou os presentes com canções da cultural popular brasileira. Na sequência as acadêmicas do 5º período realizaram uma apresentação especial sobre as regiões brasileiras, com roupas típicas, poesias e músicas do folclore popular. A palestra da noite foi com os professores Valdiney Jose Arboleya e Janete Márcia do Nascimento. Juntos os docentes e pesquisadores abordaram o tema "Formação de Leitores Literários: percursos e percalços". "A escolha deste tema, sobre a formação de leitores para nossa semana acadêmica foi muito feliz por parte dos estudantes do curso. Os desafios são diversos, pois envolvem questões culturais, de se criar o hábito nas crianças que não herdam isto de casa, sem contar a concorrência que o livro tem com os jovens e crianças, que são as tecnologias. Não é fácil tirar o tablete ou smartphone das mãos de uma criança e colocar um livro no lugar, fazendo com que se desperte interesse neste objeto, na leitura", explica.
O diretor da FAG Toledo, Ildo Bombardelli discursou sobre a importância de incentivar a leitura com os pequenos. "Estes futuros profissionais e profissionais que estão aqui sabem do desafio que tem nas mãos de fazer os nossos jovens terem paixão pela leitura", comenta.
A secretária de Educação de Toledo, Edna Schaeffer Amaral parabenizou a organização da semana pelo tema escolhido. "Precisamos discutir estratégias de leitura, para incentivar as crianças e transformar isto em hábito, construindo um processo em que o hábito seja prazeroso e que nossas crianças descubram que através da leitura elas podem transformar a própria realidade, viajar e imaginar o mundo ao redor", comenta.
Membros da Academia de Letras de Toledo também participaram da abertura da Semana. Os convidados ficaram em um espaço reservado, ao lado da plateia, de onde conversaram com os acadêmicos de Pedagogia e apresentaram os trabalhos escritos pelos toledanos.
O ginásio de esportes foi decorado com livros suspensos e nas paredes do espaço. Também foi organizado um estande de produções da Editora Paulinas, que também produz títulos na área de educação e pedagogia.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel