Letras Libras da FAG Toledo aborda Paulo Freire no projeto integralizador
Três obras do patrono da educação brasileira foram trabalhadas com as turmas da graduação
O curso de Letras Libras da FAG Toledo reuniu os acadêmicos e professores nesta quarta-feira (14) no auditório da instituição para a apresentação do projeto integralizador do curso, que neste ano teve como tema "Paulo Freire ? Leitura e escrita do mundo" como base para a realização dos trabalhos. "Paulo Freire é uma figura emblemática no país, que apresenta toda uma luta pelo processo educacional do Brasil. Seu trabalho e seu legado para a educação devem ser discutidos com os acadêmicos. Foi um momento oportuno em que nossos alunos leram as obras buscando uma compreensão do conteúdo e sintetizando isto nas apresentações das turmas", comenta a coordenadora do curso, Janice Salvador.
A palestra de abertura foi com o professor Leandro Crestani que falou sobre as três obras trabalhadas com os estudantes. "Nós selecionamos três títulos para basear os trabalhos: A importância do ato de ler, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da Autonomia. São trabalhos importantes do Paulo Freire que é patrono da educação brasileira", explica. O professore ressaltou sobre a importância história do autor para a educação no país. "É necessário entender que o nosso autor viveu no contexto da ditadura militar, foi perseguido pelo regime da época e mandado para o Chile como exilado e lá, tomando distância ele começou a compreender melhor o país. Freire tornou-se uma inspiração para várias gerações e neste momento conturbado em que vivemos no país é necessário voltar e ler e discutir suas obras que é leitura obrigatória para quem é da área da educação" relata.
Além dos trabalhos apresentados presencialmente, os acadêmicos do 7º período fizeram um vídeo clipe com a música "The Wall" de Pink Floid.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel