Com festa à fantasia, Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz celebra aniversário
Os idosos foram divididos em quatro grupos, que mostraram muita criatividade
Foi com alegria e bom humor que o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz celebrou mais um ano de existência. A instituição, mantida pela Fundação Assis Gurgacz, há 13 anos nasceu com a finalidade de acolher pessoas idosas que vivem em vulnerabilidade social em Cascavel. Na última quarta-feira (13), uma grande festa marcou a data importante, que coincidiu com o Dia de Santo Antônio.
Como forma de comemoração, a equipe escolheu uma festa à fantasia. Os idosos foram divididos em quatro grupos, que mostraram muita criatividade. Chapeuzinho vermelho, vovozinha e lobo mau foram os personagens escolhidos por Maria Evaristo, Maria Elir de Sá e Valda Cornelissen, respectivamente. "Conversamos antes e combinamos de vir assim. Fizemos sucesso", brinca Maria Evaristo. O cantor Roberto Carlos não foi esquecido: Maria Carlos dos Santos não decepcionou interpretando o Rei. "Uma amiga deu a ideia, aí eu emprestei o blazer, a calça e a blusa", conta ela, que incorporou o personagem.
Os fantasiados, além de se divertir, tinham uma missão: conquistar os jurados. Foram convidados os apresentadores da Catve, Carlos Moraes (Bloco 3 e Bate e Rebate) e Vanice Fiorentin (Viva Bem), representante do Conselho do Idoso, Emílio Martini, e a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleodomira Soares. "Foi legal. Estar entre essas pessoas é um aprendizado. É bom participar e sentir essa alegria deles", fala Carlos Moraes.
Dona Nair Ventorin Gurgacz, que dá nome ao Projeto, marcou presença no evento. "Em casa, muitas vezes, eles se sentem sozinhos, abandonados, a rotina da família está mais corrida. Aqui, eles encontram pessoas com a mesma faixa etária e se sentem acolhidos, participando das atividades com alegria", ressalta a Presidente da Fundação Assis Gurgacz.
As atividades são desenvolvidas por meio do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, que visa resgatar a cidadania, a melhoria da qualidade de vida, geração de renda e a inserção social. Atende atualmente 100 idosos de ambos os sexos, acima de 60 anos, de segunda a sexta-feira em período integral. A proposta pedagógica tem uma carga horaria de 1.440h/a, constituída por projetos multidisciplinares, com eixos temáticos de formação e cidadania, saúde, cultura, educação, inclusão digital, Psicoterapia, Artes, Música, Jogos de mesa, caminhada orientada, musculação, espiritualidade, sexualidade, esportes adaptados para 3ª idade e lazer. Durante o período de 2002 a 2017 a Fundação acolheu e proporcionou o fortalecimento de vínculos sociais de cerca de 1200 idosos. "Buscamos sempre formas de trazer esse idoso para o contexto atual, trazendo a ele conhecimentos e oportunidades", enfatiza a Coordenadora do Programa, Salete Chrun.
Giselda Krebs, de 73 anos, está pela segunda vez participando do Programa. "O Centro de Convivência representa muita coisa para mim. Aprendi muito e ensinei também. Minha terceira idade é diferente porque estou aqui", destaca.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel