Pedagogia da FAG Toledo agradece parceria com Educação Infantil do município
Cmeis e escolas recebem os acadêmicos da instituição para os estágios supervisionados
A coordenação do curso de Pedagogia da FAG Toledo reuniu no auditório da instituição alguns representantes de escolas e centros municipais de educação infantil do município, com o objetivo de prestar um agradecimento especial pela parceria que a instituição tem com os educandários que recebem os acadêmicos para a realização de estágio obrigatório. De acordo com a coordenadora do curso, Doralice Pizzo Diniz, esta parceria é essencial para que os estudantes tenham uma formação completa. "A formação do pedagogo é complexa principalmente para atuar na base da educação. Neste processo o estágio ganha muita importância, pois ele transforma o aprendizado em prática no local mais importante que é a sala de aula", explica.
Uma das convidadas para a reunião foi a professora Sandra Gaspar, que é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Diva Bordin Fontana, do Jardim Panorama. De acordo com ela, o estágio é um momento em que todos ganham inclusive as instituições que acolhem os acadêmicos. "Nós desde o primeiro dia incentivamos eles para que atuem com postura de professor e aos poucos eles vão se sentindo em casa, ajudam em todos os processos. Tudo isto é engrandecedor para o estudante e para nós que contamos com um auxílio extra nas rotinas", comenta.
O professor Pedro Webler é quem supervisiona os estágios de Pedagogia pela FAG Toledo. O trabalho é desafiador segundo o docente. "Nós contamos com uma média de 80 novos alunos ingressantes por ano na graduação. Quando eles chegam no 5º período que é a hora do estágio, muitos estão preparados, já conhecem alguma rotina, mas boa parte deles não possui experiência e tem muitas dúvidas e incertezas. A preocupação deles é com relação ao ingresso em sala, o planejamento, a organização e a disciplina que serão cobrados deles posteriormente, enquanto profissionais", relata.
Residência Pedagógica
Uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores é o Programa Residência Pedagógica do MEC, que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, promovendo a imersão do licenciado na escola de educação básica. A FAG Toledo foi aprovada na primeira seletiva e em breve iniciará os primeiros processos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que já tem seis CMEIs e cinco escolas inseridas já na primeira etapa. "Vamos inserir nosso projeto que será baseado nas necessidades dos centros de educação infantil. Os alunos vão se fundamentar nos primeiros semestres e depois passam para a residência que substitui as horas de estágio", explica Doralice.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel