Projeto Integrador de Psicologia reúne profissionais no Centro FAG
A atividade foi coordenada pelo colegiado do curso e aplicada aos acadêmicos do 9º período que discutiram diferentes temas relacionados a profissão
Acadêmicos do 9º período do curso de Psicologia do Centro FAG participaram do Projeto Integrador. A atividade foi dividida em quatro encontros e foi organizado pelo colegiado do curso. "Separamos temas relacionados com base no que os alunos estão vendo em sala de aula. No final de cada discussão aplicamos avaliações, proporcionando ainda mais conhecimento a eles, pois acredito que aprendemos muito mais quando ouvimos, discutimos e em seguida colocamos em prática o que aprendemos", conta o professor que ficou à frente do projeto, Silvio Vailões.
No primeiro encontro, profissionais e acadêmicos discutiram sobre "Qual é a causa da senescência, um período marcado por declínios no funcionamento físico associados ao envelhecimento, e por que o seu declínio varia de pessoa para pessoa"? Os profissionais trouxeram as principais causas para essas mudanças e pesquisas referindo-se ao que será do futuro dos idosos e como preparar o futuro profissional para o mercado de trabalho. A mesa-redonda ficou por conta da psicóloga e pedagoga, Adi Otto, do médico nutrólogo, Osvalmir Sá da Silva e, do Personal Trainer, Erasmo Wairick.
O tema tratado no segundo encontro foi sobre "Psicopatologia - Visões Complementares". A psicóloga, Izabele Zasso, mediou a mesa-redonda com o Dr. Eduardo Giacomini e com a psicóloga, Adriana Aparecida Garbin. "A psicopatologia é o conjunto de conhecimentos que visa a, de forma sistemática e isenta, decompor os fenômenos psíquicos e, assim, entender o ser humano. Não é, no entanto, uma matéria estanque - o tempo, o meio social, as teorias a transformam e resignificam quase nunca de maneira excludente, mas complementar", explica o professor, Silvio Vailões.
O terceiro encontro ficou marcado com a palestra do psicólogo, Nelson Fernandes Jr. que falou sobre "Psicodiagnóstico: Trocando experiências - teoria, prática e emissão de documentos". O quarto e último encontro contou com a participação da psicóloga e advogada, Deisy Joppert, que tratou a psicologia jurídica de uma forma geral e trabalhou as questões práticas relacionadas às atitudes e ocorrências que podem acontecer no meio profissional. "A ideia foi abordar aspectos éticos e mostrar aos alunos como acontece um julgamento disciplinar ético dentro do Conselho de Psicologia. A primeira coisa é mostrar a seriedade que deve ser levado o papel da psicologia. Precisamos nos aprofundar na prática, teoria e nas questões éticas também. Se não encararmos isso com seriedade e responsabilidade, as pessoas, não psicólogas, nunca vão perceber isso. Por outro lado, é mostrar também que o Conselho não está presente para punir ninguém, e sim, auxiliar o profissional em qualquer situação", relata.
"Os encontros promovidos foram muito ricos de conhecimento, além de terem como característica temas originais e necessários, já que nos vemos a poucos passos para a prática com profissionais propriamente ditos", declara a acadêmica. "A atribuição de conhecimentos práticos, repassados a nós, por meio dos profissionais no Projeto Integrador, veio a complementar conteúdos que vimos durante a graduação. É interessante a forma de integrar os alunos em uma atividade diferente e dinâmicas", conclui a acadêmica, Ellen Thais da Silva.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel