Calouros de Fisioterapia fabricam brinquedos para ajudar no tratamento de pacientes
Peças que estimulam o desenvolvimento motor foram criadas pelos alunos
Na disciplina de Motricidade Humana, que integra o 1º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG, os objetivos são compreender o desenvolvimento motor, a motricidade fina e ampla, lateralidade e noções de espaço e tempo. A professora da matéria, Tatiana Filippin, pensou em uma forma para que os alunos pudessem absorver o conteúdo, trabalhando de forma prática, além de arrancar sorrisos de pacientes das Clínicas FAG.
A proposta foi a seguinte: como parte da avaliação da disciplina, os alunos tiveram que desenvolver um brinquedo que pudesse treinar o paciente para aprimorar as habilidades aprendidas na teoria. Eles poderiam, no máximo, comprar algumas peças para compor o instrumento, porém, a fabricação final deveria ser própria. O resultado final foram objetos como: quebra-cabeça, relógio de montar, twister, cesta de basquete que flutua na piscina. A professora, então, observou os pacientes em tratamentos nas Clínicas que poderiam se beneficiar com os brinquedos e os presenteou. Foram cerca de 20 peças.
A atividade foi aplicada pela primeira vez na disciplina e deixou a professora bem feliz com o resultado. "Eles me surpreenderam, foi muito legal. Os brinquedos ficaram muito interessantes. Dessa forma lúdica e interativa, o aproveitamento foi melhor", conta a professora.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel