Intercom Sul: estudantes e recém-formados defendem trabalhos na Expocom
Os vencedores da Expocom serão revelados a partir das 9h de domingo (01/07), no Anfiteatro da Reitoria do Centro FAG
Muitos dos acadêmicos e recém-formados em Comunicação, que participam do Intercom Sul 2018, vieram para o evento com uma função bem definida: defender os trabalhos práticos na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). A sexta-feira (29) contou com apresentações nas salas do Bloco 4 durante o dia todo, e os trabalhos, que já haviam passado por uma pré-seleção, foram apresentados aos moderadores das instituições de ensino participantes.
Estudantes da UFPR (Curitiba/PR), Unicuritiba (Curitiba/PR), ESPM-SUL (Porto Alegre/RS), FURB (Blumenau/SC) e Centro Universitário FAG (Cascavel/PR), que foram classificados para a categoria de Comunicação e Inovação, apresentaram os seus trabalhos na parte da manhã do congresso. Quem mediou a sala foi a professora Vanessa Witzki Colatusso, doutoranda na área de Comunicação Ambiental, do curso de Meio Ambiente da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Publicitária de formação, fez mestrado em audiovisual e cinema na Universidade Tuiuti do Paraná e é docente do curso de pós-graduação nas Faculdades Opet em Curitiba. "Para mim foi um prazer vir e moderar a sala, principalmente falar de comunicação e inovação, que é um tema que sempre estou buscando, e que está dentro das minhas pesquisas", diz.
A estudante da PUCPR, Carolina Freitas, veio de Curitiba para apresentar um trabalho na área de Relações Públicas. Ela conta que esta é sua primeira vez se apresentando para um público fora de seu convívio. "Deu um pouco de angústia por conta da greve dos caminhoneiros, e acabou não sendo na data e me deixou mais nervosa do que eu já estava". Embora tenha ficado nervosa, Carolina diz que conseguiu alcançar êxito em sua apresentação. Além disso, a acadêmica conta que os trabalhos concorrentes não apresentaram a prática, somente a teoria, observação que pode favorecê-la.
A acadêmica de Comuincação Organizacional da UTFPR - Curitiba, Camila Mancio, apresenta trabalho sobre Fotografia Artística. Quando questionada sobre o que estava achando da experiência de participar do evento, ela ressalta que o nervosismo é tanto que nem mesmo é capaz de opinar.
"Vícios, depressões e confusões", um título que remete aos tabus de uma sociedade cada vez mais confusa. Este foi o trabalho apresentado pela acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Agatha Cristina Schwarz. Ela conta que foi um desafio tratar sobre esses temas de uma forma sutil. A inspiração surgiu a partir da série "13 Reasons Why" que ela acreditou ter sido abordada de uma forma agressiva, despertando gatilho para muita gente. Agatha ainda conta que busca mostrar o que as pessoas sentem, humanizando a fotonovela produzida e incentivando a busca por ajuda.
E como será que os acadêmicos se saíram nas apresentações? O professor de fotografia Murilo Ito, moderador da categoria "Fotografia em movimento", conta que os trabalhos expostos estão ótimos. Segundo ele, grande parte dos alunos apresentou link entre a teoria acadêmica e a prática. "Isso é importante porque o mercado precisa se abastecer de fundamentos teóricos e os alunos precisam do mercado para aprender a validar os conhecimentos que aprenderam na academia".
Os vencedores da Expocom serão revelados a partir das 9h de domingo (01/07), no Anfiteatro da Reitoria do Centro FAG.
Colaboração: Daniele Benincá
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel