Intercom 2018: Painel aborda o Jornalismo Alternativo
Profissionais levantaram as possibilidades fora da mídia tradicional
Propondo um olhar além das mídias tradicionais, o Painel "Jornalismo Alternativo" inseriu diversos questionamentos aos acadêmicos e profissionais presentes, nesta tarde (29), no Intercom Regional Sul. Com uma mesa com nomes de peso no cenário da Comunicação, o debate se estendeu de uma forma bem pontuada, deixando no ar diversas reflexões sobre a fuga dos grandes veículos de comunicação.
Integraram a Painel: Pedro Carrano, ex-Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, jornalista e integrante da coordenação do jornal Brasil de Fato Paraná. Tem publicações em antologias de poesia, crônicas e jornalismo, além de ter escrito peças teatrais, e lançado três livros; Claudemir Hauptamann, que é Mestre em Letras, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Docência no Ensino Superior e em Gestão e Docência na Educação a Distância, é professor do Centro Universitário FAG, trabalha com assessoria de imprensa, de comunicação, consultoria empresarial, planejamento e gestão estratégica de comunicação e marketing; e José Carlos Fernandes, que é professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cronista e colaborador da Gazeta do Povo, possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em História da Arte no Século XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
O trio teve o debate mediado por Silvia Valim, que é especialista em jornalismo literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, Mestre em Comunicação pela UFPR, é atualmente professora do Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba-PR, jornalista na RICTV Record e também atual diretora de formação do Sindijor/PR. "Agradeço em nome do Sindicato dos Jornalistas do Paraná o convite da FAG para realizar esse Painel, falando do jornalismo contra-hegemônico. Existe um outro olhar para o jornalismo que não o comercial: um olhar diferenciado para o cidadão e também uma visão diferente de mercado. Apoio o jornalismo independente para os novos jornalistas que estão se formando. Os novatos no mercado precisam olhar lá na frente com essa visão", aponta como um resumo da discussão.
Colaboração: Raul
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel