Juremir Machado traz discussão sobre jornalismo e gênero para abertura do Intercom Sul
Para a palestra, ele escolheu uma fala em consonância com a temática do evento
A abertura oficial do Intercom Regional Sul 2018 aconteceu no fim da tarde deste sábado (30). Para acolher o público, que lotou o Anfiteatro da Reitoria do Centro Universitário FAG, o acadêmico de Publicidade e Propaganda, Gabriel Veronese, mostrou seu talento no palco. Quem brilhou no restante do evento foi o conferencista, Juremir Machado.
Participaram da abertura o Vice-Reitor do Centro Universitário FAG, Sérgio De Angelis, e a Diretora Regional Sul da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), Cristiane Finger. "Estamos em um momento muito importante, de transformações. Mas o que não deve mudar é a compreensão da relevância do comunicador no contexto geral", pontua Sérgio. "Este é o maior Intercom Sul de todos os tempos. A FAG tem cara de 'casa' e a casa está bem arrumada para essa recepção", elogia Cristiane.
Juremir Machado da Silva é natural de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. Ele possui graduação em Jornalismo e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Sociologia, pela Université Paris Descartes. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde coordenou, de 2003 a 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. O conferencista tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sociologia da mídia e sociologia do imaginário, atuando principalmente nos temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação, história e tecnologia. Juremir Machado também é tradutor, romancista e cronista e já publicou mais de 30 livros.
Para a palestra, ele escolheu uma fala em consonância com a temática do evento, "Desigualdades, Gêneros e Comunicação", tendo escolhido como foco "Jornalismo e Gênero". "A ideia foi falar sobre os gêneros jornalísticos, as transformações pelas quais eles passaram no decorrer dos séculos, e, também, discutir gênero do ponto de vista comportamental e de que forma os meios de comunicação se comportam diante disso", expressa.
Sobre o futuro do Jornalismo, ele lançou perguntas aos participantes, como, por exemplo, se a imparcialidade segue como um mito e se a internet realmente mudou a forma de fazer a comunicação - instigando que, apesar de os novos dispositivos terem chegado, o fazer jornalístico precisa ter bases nítidas e que não podem se transformar.
O Intercom Regional Sul no Centro Universitário FAG chega ao fim amanhã, com a premiação da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) e cerimônia de encerramento.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel