Acadêmicos de Design de Interiores, Civil e Mecânica desenvolvem Planos de Negócios
A atividade foi aplicada pelo professor Ronaldo Maculan Domingo nas disciplinas de Administração e Organização de Empresas de Engenharia e também Empreendedorismo no Design de Interiores
Acadêmicos de quatro turmas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica do Centro Universitário FAG e Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco participaram do Seminário com apresentações dos Planos de Negócios desenvolvidos nas disciplinas de Administração e Organização de Empresas de Engenharia e também Empreendedorismo no Design de Interiores, ministradas pelo professor Ronaldo Maculan Domingo.
De acordo com o docente, os alunos receberam instruções para o desenvolvimento de um Plano de Negócio com o intuito de conceber uma nova empresa com produto inovador na área da construção civil, engenharia mecânica e design de interiores. "Os acadêmicos trouxeram diferentes soluções tecnológicas para o ambiente simulado de negócios, sobretudo demonstrando a ideia do produto e o problema que ele resolve para o público-alvo, desde a concepção da marca e logomarca até a construção da estratégia de marketing, análise do ambiente organizacional e descrição do investimento necessário. Ao longo do 2º bimestre as aulas foram dedicadas inteiramente à elaboração do Plano de Negócio e, ao final, os alunos apresentaram seus projetos em seminário", explica o professor.
Ele complementa que alguns grupos trouxeram protótipos dos seus produtos e puderam mostrar aos colegas seu funcionamento prático, outros trouxeram imagens e vídeos. Além disso, apresentaram folders de divulgação, cartões de visita, banners e até mesmo crachás de identificação. "Minha maior alegria é ver o crescimento pessoal de cada acadêmico no decorrer desse trabalho e do semestre. Não é uma atividade simplesmente 'para entregar', mas sim um trabalho que exige concentração na escrita e coerência na organização das ideias - tudo isso é acompanhado a cada aula e cada grupo recebe instruções personalizadas para ajustes constantes de percurso. Questões sobre apresentação em público são amplamente discutidas e os discentes têm a oportunidade de evoluir muito nesse aspecto, com feedbacks individualizados da apresentação oral de cada um. Há muitas ideias de negócios inovadores com potencial de se tornarem empresas rentáveis no futuro. É especialmente satisfatório receber feedbacks de ex-alunos que hoje são empreendedores ou com satisfatória posição profissional em grandes empresas, pois o maior intuito deste trabalho é despertar o interesse pelo 'fazer algo mais', seja em empreendimentos próprios ou de terceiros", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel