Acadêmicos do FAG participam da 6ª edição do Simpósio de Sustentabilidade
O simpósio esse ano bateu recorde de inscrições com 165 trabalhos
A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COOPEX) do Centro Universitário FAG realizou a 6ª edição do Simpósio de Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Ciências Sociais. O evento é organizado anualmente para a divulgação de pesquisas e conhecimentos científicos, com o enfoque principal voltado à sustentabilidade no desenvolvimento social e contemporâneo.
Eduardo Madureira, professor e organizador do Simpósio, relatou que neste ano foram 165 inscritos e com 142 trabalhos aprovados para apresentação, o maior número desde a 1ª edição. Os trabalhos se concentraram nas áreas de Direito e Arquitetura e Urbanismo. "É muito importante trabalhos como esses para os acadêmicos, pois é uma forma de divulgação científica e de formação de currículo, toda vez que um aluno apresenta um trabalho no Simpósio ele está exercitando a oratória dele, também produz material para ser publicado. Então é um ganho muito grande participar desses eventos", destaca.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smolarek, destacou que os alunos são estimulados a produzirem na graduação e na pós-graduação para então apresentar nesse momento as suas produções científicas. "É muito importante trabalhos como esses para os alunos, pois o aluno que produz esse trabalho vai pesquisar aumentando o seu grau de conhecimento, e assim tendo seu trabalho selecionado ele lança isso no seu Currículo Lattes, já sendo um destaque, e ao apresentar o seu trabalho ele está disseminando seu conhecimento com demais ouvintes e também exercitando a oralidade, porque muita gente é pesquisadora, faz um bom trabalho, mas na hora de apresentar surgem algumas dificuldades", explica.
O acadêmico do 8° período de Arquitetura e Urbanismo, Roberto Zanon teve dois trabalhos selecionados para apresentar no Simpósio. Ele diz que pretende fazer Mestrado e que, a partir dessas apresentações, vai ganhar experiência e mais conhecimento. "Isso tudo serve de experiência tanto para o TCC, quanto pontuação para conseguir um Mestrado. E também pretendo postar meus trabalhos futuramente em revista científica", comenta.
Vale destacar que cada acadêmico, professor e demais pesquisadores que têm seus trabalhos selecionados para o Simpósio, recebem uma certificação por apresentação de trabalho.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel