FAG Toledo celebra Dia do Intérprete de Libras
Instituição conta com quatro profissionais contratadas para atender alunos surdos
Hoje (26) é comemorado o Dia do Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data é especial para a FAG Toledo que atualmente conta com o maior número de estudantes surdos e também com o maior número de intérpretes em Libras em instituições de ensino da Região Oeste. São nove estudantes na graduação, um na pós-graduação e quatro intérpretes que acompanham os estudantes em todas as rotinas. As profissionais Júlia Vanessa Dall´Oglio, Denise Franciele Dumke de Lima, Debora Michela Prediges e Tatiane Tielle da Silva Pena são todas formadas na instituição. Ao longo do dia elas foram congratuladas por professores, coordenadores e técnicos da FAG Toledo, que reconhecem a importância do trabalho delas no aprimoramento do processo de comunicação com a comunidade surda e para a formação dos acadêmicos surdos da FAG Toledo, matriculados nos cursos de Letras Libras, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos.
De acordo com dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por aproximadamente cinco milhões de pessoas no país e é a principal forma de comunicação para boa parte dos cidadãos surdos.
A língua surgiu na década de 1850 com a união da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, ensinadas no Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Foi reconhecida oficialmente como meio de comunicação e expressão em 2002 e desde 2015 passou a ser um direito assegurado na educação, trabalho e cultura, com a sanção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146/2015).
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel