FAG Toledo lança projeto para uso consciente de papel

Proposta também visa repensar o consumo de copos plásticos e uso consciente da água

31/07/2018


A FAG Toledo acaba de lançar um desafio aos seus colaboradores: reduzir o consumo de papel, de produtos que possam poluir o meio ambiente como o plástico e de recursos naturais como a água, nas rotinas de trabalho com o projeto "Papel nosso de cada dia". O foco principal é trabalhar a redução no consumo de papel dentro da instituição que utiliza diariamente centenas de folhas para a impressão de documentos, planilhas, recados, notas, cartazes e avisos. "Nós precisamos perder o hábito de imprimir tudo quando podemos usar as tecnologias para o envio, preenchimento e leitura de documentos. O próprio e-mail, quando bem utilizado, pode poupar muitas folhas de papel", alerta a assessora da Direção Maristela Bendo. Foi ela quem fez a apresentação do projeto aos colaboradores durante um encontro no auditório. A reunião contou com a presença do diretor da FAG Toledo Ildo Bombardelli, da coordenadora pedagógica Janice Salvador e da professora Cleonilda Maria Tonin Farcas, idealizadora do projeto.

Além do consumo mais consciente da água, utilizada nas rotinas de limpeza e manutenção da instituição, também foi sugerido que os colaboradores adotem um copo o xícara para o consumo de líquidos. "No dia do seu aniversário o colaborador recebe uma xícara de presente da FAG. Se cada um passar a usar este presente no lugar dos vários copos de plástico descartável, a redução do consumo deste tipo de material que leva até 400 anos para se decompor no meio ambiente agradece", alerta Maristela.

Quanto ao consumo de papel a proposta é trabalhar com a redução, a reutilização e a reciclagem. "Reduzir o tamanho da letra de um texto a imprimir, usar o meio eletrônico de forma mais efetiva para as comunicações e reutilizar o verso de folhas já impressas como rascunho são soluções simples que podem contribuir com a redução do uso de papel. Cada folha que você repensa o uso é um pedaço de uma árvore que deixa de ser cortada", alerta a assessora.

Inicialmente o projeto deverá envolver os setores administrativos da instituição. "Estamos lançando esta ideia que aos poucos deverá abranger também as rotinas dos professores, coordenadores e dos nossos alunos. Todos podem contribuir para termos um mundo menos poluído e mais preservado. O essencial é que cada um repense as próprias atitudes e comece a fazer a sua parte", comenta Maristela.

Os papeis recicláveis serão depositados em bombonas de papelão que já estão disponíveis na área administrativa da instituição. Posteriormente o material será levado para a Cooperativa Social e Especial de Pessoas com Deficiência, que transforma papel reciclável em cartões e embalagens para presente.

O projeto também prevê a criação de folders e até uma oficina de pintura criativa para as bombonas.

1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel