FAG Toledo lança projeto para uso consciente de papel
Proposta também visa repensar o consumo de copos plásticos e uso consciente da água
A FAG Toledo acaba de lançar um desafio aos seus colaboradores: reduzir o consumo de papel, de produtos que possam poluir o meio ambiente como o plástico e de recursos naturais como a água, nas rotinas de trabalho com o projeto "Papel nosso de cada dia". O foco principal é trabalhar a redução no consumo de papel dentro da instituição que utiliza diariamente centenas de folhas para a impressão de documentos, planilhas, recados, notas, cartazes e avisos. "Nós precisamos perder o hábito de imprimir tudo quando podemos usar as tecnologias para o envio, preenchimento e leitura de documentos. O próprio e-mail, quando bem utilizado, pode poupar muitas folhas de papel", alerta a assessora da Direção Maristela Bendo. Foi ela quem fez a apresentação do projeto aos colaboradores durante um encontro no auditório. A reunião contou com a presença do diretor da FAG Toledo Ildo Bombardelli, da coordenadora pedagógica Janice Salvador e da professora Cleonilda Maria Tonin Farcas, idealizadora do projeto.
Além do consumo mais consciente da água, utilizada nas rotinas de limpeza e manutenção da instituição, também foi sugerido que os colaboradores adotem um copo o xícara para o consumo de líquidos. "No dia do seu aniversário o colaborador recebe uma xícara de presente da FAG. Se cada um passar a usar este presente no lugar dos vários copos de plástico descartável, a redução do consumo deste tipo de material que leva até 400 anos para se decompor no meio ambiente agradece", alerta Maristela.
Quanto ao consumo de papel a proposta é trabalhar com a redução, a reutilização e a reciclagem. "Reduzir o tamanho da letra de um texto a imprimir, usar o meio eletrônico de forma mais efetiva para as comunicações e reutilizar o verso de folhas já impressas como rascunho são soluções simples que podem contribuir com a redução do uso de papel. Cada folha que você repensa o uso é um pedaço de uma árvore que deixa de ser cortada", alerta a assessora.
Inicialmente o projeto deverá envolver os setores administrativos da instituição. "Estamos lançando esta ideia que aos poucos deverá abranger também as rotinas dos professores, coordenadores e dos nossos alunos. Todos podem contribuir para termos um mundo menos poluído e mais preservado. O essencial é que cada um repense as próprias atitudes e comece a fazer a sua parte", comenta Maristela.
Os papeis recicláveis serão depositados em bombonas de papelão que já estão disponíveis na área administrativa da instituição. Posteriormente o material será levado para a Cooperativa Social e Especial de Pessoas com Deficiência, que transforma papel reciclável em cartões e embalagens para presente.
O projeto também prevê a criação de folders e até uma oficina de pintura criativa para as bombonas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel