Projeto da FAG Toledo discute a prática de bullyng no ambiente escolar
Psicóloga da instituição palestrou sobre o tema para colaboradores de colégio estadual
A FAG Toledo acaba de realizar mais uma etapa do projeto contra violência escolar e bullyng no Colégio Estadual Dario Vellozo. Nesta etapa a professora do curso de Direito Elisa Mara da Silva conversou com professores e funcionários da instituição sobre o problema. "Nós abordamos sobre os tipos de bullyng mais comuns, os sinais que podem ser percebidos no comportamento dos alunos e também falamos sobre a depressão, doença muito comum na adolescência e que pode provocar sérios danos para os pacientes, como a automutilação", explica a docente. Para Elisa, que além de bacharel em Direito também é psicóloga na FAG Toledo, profissionais que atuam com estas crianças e jovens devem estar atentos aos sinais. "São tipos de violência que precisam ser combatidas. Ser passivo diante destes problemas é contribuir para que isto continue acontecendo. Por isto é importante observar e buscar melhorar as relações entre as pessoas", alerta.
O projeto é uma parceria do curso de Direito com o curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo. A coordenadora de Direito Camila Milazzotto Ricci afirma que o combate ao bullyng dependa de união de forças dentro da comunidade escolar. "É preciso que todos os envolvidos aprendam a lidar com estas situações de forma a evitar exclusões e violência. Dialogo e conscientização são caminhos possíveis", afirma.
A coordenadora pedagógica do colégio, Suzana Mazzoco afirma que o assunto ainda é uma tabu no ambiente escolar. "Muitos alunos sofrem de bullying e não conversam com seus pais, professores e coordenação por medo. Precisamos entender e pensar diferentes formar de lidar com isto para diminuir esta violência no ambiente escolar que precisa ser um espaço agradável e de interação. O bullyng é o não aceitar as diferenças do próximo e isto só se muda com muita conversa, uma postura que nós adotamos e que tem surtido em melhoras visíveis em vários alunos", relata.
Na primeira etapa do projeto o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Lougan Manske deu uma oficina sobre produção de vídeo com smartphones, propondo que os estudantes criem um vídeo autoral sobre o tema. Os autores dos melhores vídeos produzidos serão convidados a realizar uma oficina profissional de produção de vídeos, nos estúdios de Comunicação da FAG Toledo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel