Participantes do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz retornam às atividades
O reencontro da turma, além de muito afetuoso, garante a diversão
O mês de agosto começou, e com ele retornam as atividades do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz. Atualmente, o centro atende cerca de 100 idosos, de ambos os sexos, de segunda a sexta-feira.
Para Evani Fernades, participar do grupo faz com que o tempo seja proveitoso. Ela e o marido distraem-se e ocupam a cabeça. As atividades iniciaram com um bate-papo no auditório do bloco 2. Os encontros, além de oferecer amparo para os desafios enfrentados na terceira idade, trazem para o grupo momentos de descontração, onde todos participam e se divertem. Assuntos como perdão, fé, amor e paciência são trabalhados, a fim de promover a compreensão e o entendimento de como driblar as dificuldades do dia a dia. Posteriormente, o grupo foi encaminhado ao saguão, para participar de atividades dinâmicas, com músicas e danças.
Segundo Salete Chrun, esses encontros buscam apresentar o idoso ao contexto atual, oferecer o convívio com um grupo, além de amparar e prestar apoio psicológico. "Amar a família, os amigos, ser alegre e perdoar sempre" são os ensinamentos que Salete deixa como dever de casa.
Além da participação descontraída dos idosos, o bate-papo também apresenta ideias de personalidades que são referência para o grupo. Radialistas, padres, e até o Papa são mencionados nas mensagens e orações apresentadas ao grupo. Cuidado, empatia, amor e esperança compõem o foco da discussão. "É muito interessante! Cuidamos da nossa saúde, não só do corpo, mas também da mente. Faço muitas amizades, as pessoas daqui são maravilhosas. Sou muito feliz com o grupo", completa Maria do Carmo Lima, conhecida como dona Carmem.
Fotos: Carina Yano
Texto: Rafaela Rafagnin
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel