Toledo - 09 de Agosto de 2018 - 20:01
Alunos surdos da FAG Toledo conhecem obras de leitura fácil
Estudantes foram convidados a ler e avaliar os conteúdos disponibilizados por ONG na Bienal do Livro de São Paulo

Os alunos do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo tiveram um momento especial durante as visitas realizadas na caravana para a Bienal do Livro de São Paulo. No local do evento os estudantes foram recebidos por representantes da Secretaria para Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo e conheceram alguns trabalhos voltados aos surdos e cegos na área da educação. "Eles tiveram oportunidade de interagir com profissionais de uma ONG que desenvolve materiais voltados as pessoas cegas e surdas e inclusive com pessoas surdas que escrevem obras que já são conhecidas, mas numa linguagem mais fácil para surdos que é o que eles chamam de leitura fácil", relata a coordenadora do curso Janice Salvador que acompanhou os estudantes durante as visitas. No bate papo com os representantes da ONG "Mais Diferenças" os acadêmicos surdos receberam o desafio de ler algumas das obras de leitura fácil. "A partir desta leitura eles terão que dar um retorno para a ONG a cerca da qualidade desta leitura e se este material realmente torna o aprendizado, a leitura e a assimilação mais fáceis. Foi um momento muito especial em que eles se sentiram acolhidos, pois nós vivemos numa realidade em que geralmente isto não acontece porque o mundo está organizado para os ouvintes e não para os surdos", explica Janice.

A ONG Mais Diferenças é uma organização que assessora, pesquisa, estuda, experimenta, produz e compartilha conhecimento, práticas, modos de fazer, materiais e publicações relacionados à educação e cultura inclusivas, tendo como princípios básicos a acessibilidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.