Cascavel - 10 de Agosto de 2018 - 19:07
Enfermeiros e alunos recebem capacitação sobre Punção de Cateter Port a Cath

Acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário FAG e profissionais da área receberam a capacitação sobre "Punção de Cateter Port a Cath, manuseio, heparinização e retirada". A atividade foi realizada na Fundação Hospitalar São Lucas e contou com a colaboração das egressas do curso de Enfermagem, Veridiana Tockzec e Rosângela Ferreira.

Esse é um procedimento exclusivo feito pelos enfermeiros e exige a técnica correta, como explica a coordenadora de Enfermagem da Fundação Hospitalar São Lucas, Elisangela Cherobini, que coordenou a prática. "A capacitação foi excelente. Os enfermeiros do hospital saíram capacitados em manuseio, punção, heparinização, manutenção e retirada do cateter que é usado especialmente em pacientes que realizam tratamentos oncológicos e também em tratamentos como fibrose cística, pelo fato de necessitarem de acesso venoso para realizarem o tratamento que normalmente se dá por via endovenosa", conta.

A capacitação será realizada também em outros dias, para que os acadêmicos e enfermeiros que não puderam comparecer, possam receber também. A acadêmica, Geovana Santos, parabeniza pela prática e aconselha aos demais colegas a participarem. "Gostaria de parabenizar por todo o conteúdo abordado, ficou bem claro tudo. O pessoal da sala perguntou e indiquei, e eles ficaram bem animados em participar nos outros dias", conta.

"Para os alunos, quanto mais práticas eles realizarem durante a graduação, melhor será o desempenho deles no mercado de trabalho. Em casos de pessoas que possuem o cateter, eles já saberão manusear", aponta a coordenadora do curso de Enfermagem, Rafaela Bramatti. Os acadêmicos receberão certificados gerados pela Educação Permanente do São Lucas.