Estágio Supervisionado: acadêmicos de Arquitetura atendem órgãos públicos
Representantes da Cohapar, Cohavel, Secretária do Meio Ambiente e coordenação compareceram à apresentação da atividade realizada no Laboratório de Projetos do Centro FAG
Acadêmicos do 6º e 8º períodos Integral e 10º Noturno do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG participaram da apresentação do Seminário de Estágio aplicado na disciplina de Estágio Supervisionado ministrada pelos professores, Tainã Lopes, Gabriela Bandeira, Heitor Jorge Filho e Renata Esser. A atividade foi realizada no Laboratório de Projetos e contou com a presença dos representantes da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), Secretária do Meio Ambiente, e o colegiado do CAUFAG.
Nessa primeira fase os estudantes foram apresentados às três áreas de Estágio, sendo elas: Tecnologia da Construção, Urbanismo e, Arquitetura. Neste semestre estão disponíveis três projetos em parceria com órgãos públicos. Os estágios serão realizados no conjunto habitacional Riviera, nas propostas de jardinagem em habitações e na construção do Jardim Botânico.
"As atividades do estágio podem ser desenvolvidas de dois modos: de forma interna, no Laboratório de Projetos do CAUFAG, ou de forma externa em empresas idôneas com profissionais registrados no conselho, proporcionando a relação com a rotina de escritório e execução de obras", explica a professora Tainã Lopes Simoni.
O Secretário de Meio Ambiente, Rômulo Quintino, fala sobre a proposta do Jardim Botânico na cidade e dos trabalhos que serão sugeridos pelos acadêmicos. "Vamos coletar as ideias para desenvolver modelos. A intenção é prestigiar a questão botânica, como existe em outras cidades como Curitiba e Rio de Janeiro, mas com uma marca própria que será proposta pelos alunos da FAG", aponta.
A professora, Renata Esser, destaca a relevância do desafio lançado aos alunos, já que poucos profissionais irão se deparar com uma oferta como essa na carreira. "Mais uma vez o Laboratório de Estágio do CAUFAG firma esses termos de convênios externos através do que a gente chama de projetos de responsabilidade social. É uma forma de a gente contribuir com a sociedade, além de deixar que o nosso aluno absorva conhecimento e tenha contato com um cliente externo com um programa de necessidades mais próximo da realidade", expõe.
"A expectativa para iniciar com o estágio é grande. Hoje conhecemos os campos em que iremos trabalhar, fomos apresentados. Esse vai ser o meu primeiro contato fora da faculdade", relata a acadêmica do 6º período Integral, Larissa Missio. "São demandas reais de entidades públicas para que os nossos alunos possam vivenciar na prática a elaboração de projetos", conclui a coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo