TCCs de Agronomia e Engenharia Mecânica da FAG estão entre os melhores do Estado
Todas as instituições de ensino com graduações nas áreas ligadas ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - foram convidadas a enviar os trabalhos de conclusão de curso
O Centro Universitário FAG, mais uma vez, ganha destaque no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Na escolha dos melhores TCC's (Trabalhos de Conclusão de Curso) do Paraná, a Instituição teve dois egressos no pódio: Bruno Moraes, de Engenharia Mecânica, e Alan Cassol, de Agronomia, ficaram com o 3º lugar em suas respectivas áreas.
Todas as instituições de ensino com graduações nas áreas ligadas ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - foram convidadas a enviar os trabalhos de conclusão de curso. Então, coube ao CDER - Colégio de Entidades de Classe, vinculado ao órgão, fazer a escolha dos melhores trabalhos nos segmentos: Agronomia, Agrimensura, Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas. Os trabalhos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, o grau de inovação e o nível de abrangência do tema.
"Viabilidade agronômica de modos de aplicação de fontes de cálcio na correção da acidez do solo" foi o tema do trabalho de Alan Cassol, egresso da FAG, com a orientação do professor Luiz Antônio Zanão. O experimento foi conduzido na Estação Experimental do IAPAR, Unidade de Santa Tereza do Oeste. "Devido à falta de informação sobre a viabilidade desses novos produtos o trabalho teve por objetivo comparar a eficiência do calcário convencional com doses de dois calcários granulados, aplicados na linha de semeadura e a lanço, no cultivo do milho", explica. De acordo com o engenheiro agrônomo, a conclusão foi de que "a eficiência do calcário convencional é superior à dos calcários granulados na melhoria dos atributos químicos do solo. Quando aplicados em doses baixas, na linha de semeadura, os calcários granulados não conseguiram elevar o pH, a saturação por bases e o teores de Ca no solo. A produtividade do milho foi maior com a aplicação do calcário convencional".
A Coordenadora de Agronomia, Ana Paula Mourão, destaca que as indicações demonstram o fortalecimento da pesquisa na Instituição. "Tivemos no ano passado a nossa egressa, Andréia Sandri, eleita como autora do melhor TCC pelo CREA. Agora, tivemos mais duas indicações é sinal da qualidade das pesquisas realizadas por nossos alunos", comemora.
?Viabilidade Econômica de Cogeração em Caldeiras a Vapor de Grande Porte? foi o trabalho do egresso, Bruno Moraes, com a orientação do professor, Avelino Zanella. "O trabalho tem como objetivo buscar uma solução para redução de custos que envolvem o consumo de energia elétrica em empresas que possuem geradores de vapor, nas quais o estudo se estende explanando o funcionamento de um processo de cogeração em caldeira a vapor. Quando se obtém um processo que otimiza gastos secundários, a empresa fica mais competitiva, conseguindo assim fazer melhores estratégias em seu produto final. Os métodos adotados, para obtenção de dados e equipamentos, foram através de pesquisas quantitativas, e por meio de empresas para se obter valores reais e fornecedores para cotações e especificações técnicas dos equipamentos. Os cálculos realizados têm os fundamentos teóricos que foram extraídos de literaturas de renome e web sites. O processo de cogeração vai envolver o cavaco de eucalipto como combustível para uma caldeira mista flamotubular com fornalha aquatubular com superaquecedor, com saída de vapor superaquecido e turbina do modelo de contrapressão acoplado a um gerador elétrico. Desse modo, observa-se que alocar um processo de cogeração aumenta a eficiência de lucros, o que permite concluir que há empresas que já possuem a fonte de energia térmica, assim, é relevante analisar detalhadamente o processo de cogeração em sua corporação", explica o resumo do trabalho. "Era um tema com o qual eu já trabalhava no dia a dia, escolhido com base em um problema real. Espero que isso possa motivar futuros engenheiros. Basta ter vontade e foco que a recompensa chega", declara o premiado.
De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Geovane Pinheiro, "ações como essa do CREA, órgão que regulamenta nossa profissão, são importantes, pois destacam a produção científica. Ter esse trabalho entre os melhores é uma demonstração do nosso empenho em pesquisa e também na busca de que esse conhecimento seja colocado em prática".
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo